Viagora

Ouvidoria-Geral do Piauí tem destaque nacional pela agilidade

De acordo com os dados divulgados, o tempo de resposta é de 5,93 dias, OGE-PI supera médias das esferas federal, estadual e municipal no 1º trimestre de 2025

A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE-PI) continua entre as mais eficientes do país, segundo dados da Plataforma Fala.BR e do Painel Resolveu?. No primeiro trimestre de 2025, a Rede de Ouvidorias Setoriais do Governo do Piauí alcançou 94% de respostas dentro do prazo e registrou um tempo médio de resposta de apenas 5,93 dias — desempenho superior às médias da esfera estadual (8,20 dias), federal (13,17 dias) e municipal (16,13 dias).

De acordo com o governo, ao todo, mais de 6.200 manifestações foram registradas e respondidas pela rede, o que confirma a eficácia do modelo de gestão adotado pelo Estado, que alia integração entre as ouvidorias, monitoramento constante e capacitação contínua das equipes.

Raimundo Dutra, ouvidor-geral do Estado, conta que os números refletem o compromisso do governo com a cidadania. “Mesmo com o crescimento do volume de demandas, conseguimos manter um tempo médio de resposta inferior a 6 dias, sempre priorizando a atenção e o respeito ao cidadão. Esse é um compromisso que reforçamos diariamente”, destacou.

Conforme o governo, entre os fatores que sustentam os bons índices, estão práticas como reuniões técnicas periódicas para alinhamento entre as unidades, monitoramento sistemático de indicadores e investimento permanente na qualificação dos servidores.

Segundo Dutra, o modelo adotado no Piauí pode servir de referência para outros estados: “Nosso modelo é centrado no cidadão, com foco na melhoria contínua. A agilidade na resposta é importante, mas também nos preocupamos com a qualidade e resolutividade das manifestações. Seguiremos investindo em inovação e proximidade com a população”, finaliza o ouvidor-geral.

Por: Islanne Rocha

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Facebook
Veja também