Mais de 87% da população quilombola do Piauí reside em áreas rurais, diz IBGE
Esse resultado demonstra que o Piauí possua a maior proporção entre todos os outros estados do país, seguido do Amazonas, com 84,92%, e do Maranhão, com 79,74%.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou, com base no Censo Demográfico de 2022, que 27.930 pessoas quilombolas do Piauí residem em áreas rurais, representando cerca de 87,87% do total.
Esse resultado demonstra que o Piauí possua a maior proporção entre todos os outros estados do país, seguido do Amazonas, com 84,92%, e do Maranhão, com 79,74%.

Segundo o IBGE, o estado tem a sétima maior população quilombola do Brasil, com 31.786 pessoas, o que representava 0,97% do total da população piauiense.
Ainda de acordo com o levantamento, 3.856 quilombolas vivem em regiões urbanas, o equivalente a 12,13% do total. Já em relação aos territórios oficialmente delimitados, os dados revelam que um total de 8.419 pessoas quilombolas residem lá.
O Censo Demográfico destacou ainda que dentre as 23.367 pessoas quilombolas que não moram em territórios quilombolas oficialmente delimitados, um total de 19.511 residem em áreas rurais e 3.856 residem em áreas urbanas.
IBGE
-
Maio Amarelo: Piauí registra uma média de quatro acidentes de trânsito por dia
As interrupções no fornecimento somam mais de 500 casos em quatro meses e colocam em risco a segurança da população -
HUT moderniza iluminação externa com instalação de lâmpadas de LED
A substituição realizada pela ETURB melhora segurança e gera economia de energia no Hospital -
Motoristas e cobradores de ônibus deflagram greve nesta segunda em Teresina
A categoria reivindica reajuste salarial, além de melhorias no ticket-alimentação e auxílio-saúde. -
Ouvidoria-Geral do Piauí tem destaque nacional pela agilidade
De acordo com os dados divulgados, o tempo de resposta é de 5,93 dias, OGE-PI supera médias das esferas federal, estadual e municipal no 1º trimestre de 2025 -
Governador em exercício Severo Eulálio visita escola de Teresina nesta segunda
Conforme o governo estadual, o objetivo da visita é conferir de perto a qualidade do ensino ofertado na unidade e a reforma que proporcionou um espaço estruturado para a unidade educacional.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir