Geólogos iniciam monitoramento de áreas de risco em Teresina
O trabalho classifica regiões vulneráveis a deslizamentos e inundações para orientar medidas preventivas.
Os técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) iniciaram uma nova etapa do monitoramento de áreas de risco em Teresina. A ação segue até o dia 22 de fevereiro e tem como objetivo avaliar os locais suscetíveis a inundações e deslizamentos, classificando-os em níveis de risco médio, alto e muito alto.
Segundo o geólogo Marcos Oliveira, a iniciativa é essencial para evitar tragédias e garantir a segurança da população. “Nosso objetivo é fornecer um diagnóstico detalhado sobre as áreas mais vulneráveis da cidade, permitindo que as autoridades adotem medidas preventivas e eficazes”, explicou.

Após a conclusão do mapeamento, será elaborado o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), que orientará medidas estruturais e de planejamento urbano para minimizar os impactos de desastres naturais. O secretário municipal da Defesa Civil, coronel José Nunes, reforçou a importância do estudo para a gestão de riscos. “Com essas informações, poderemos direcionar investimentos e ações que protejam a população”, afirmou.
O levantamento inclui bairros das zonas urbana e rural da capital. Na zona Sudeste, são monitoradas áreas como Jardim dos Pássaros, Vila Washington Feitosa, Curva São Paulo, Loteamento Parque do Sol, Mariana Fortes, Redonda, Vila Verde, Comprida. Na zona Sul, bairros como Vila Ferroviária, Ilhotas, Porenquanto, Parque Vitória, Areias, Santo Antônio, Vila da Paz, Ocupação Terra Prometida, Vila Nova Parnaíba, Prainha, Loteamento Jataí, Portal da Alegria, Torquato Neto, Brasilar, Pedra Miúda, Vila Irmã Dulce, Palitolândia, Vila Santa Cruz, estão sendo analisados. Já na zona Norte, o estudo abrange localidades como Aroeiras, Santa Rosa, Parque Brasil, Cidade Industrial, Santa Maria da Codipi, Edgar Gayoso, Nova Brasília, Itaperu, Água Mineral, Vila Cristalina, Poty Velho, Mocambinho, Bom Jesus, Buenos Aires. Na zona Leste, o bairro Satélite está entre os mapeados. E, por fim, na área rural, localidades como Santana, Parque Bumerangue, Chapadinha, Alegria, Poção, Cantinho Sul, Chapadinha Sul, Serafim, Cebola, Angolar, Formosa, Boquinha, Santa Rosa, Taboca do Pau Ferrado, Lagoa da Mata, Fazenda Nova, Lagoa de Dentro, Mano Gayoso, Cancela, Matapasto, Povoado Santa Helena, São Vicente, Nova Laguna, Santa Luz, Boqueirão, também fazem parte da análise.
A ação conta com o apoio da Defesa Civil de Teresina, da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) e das Superintendências de Desenvolvimento Urbano e Rural (SDUs).
Teresina
Piauí
Defesa Civil de Teresina
Secretaria Municipal de Planejamento - Semplan
SDU
-
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população. -
Equatorial Piauí realizará desligamento programado em Parnaíba nesta quinta
A ação vai afetar quatro bairros, sendo Alberto Silva, Dirceu Arcoverde, Piauí e Rodoviária. -
Retratação: Viagora corrige matéria envolvendo nome de Elmorane Brito Martins Coelho
O Viagora vem a público se retratar pela matéria publicada. -
Afogamentos no litoral do Piauí diminuem no 1º trimestre, diz Corpo de Bombeiros
De acordo com a corporação, de janeiro a março, foram contabilizados seis casos, sendo três fatais. -
Esperantina faz evento sobre Neurodiversidade e apresenta projeto do Centro de Autismo
A prefeita Ivanária Sampaio acompanhou de perto o evento e destacou o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à educação inclusiva e ao atendimento especializado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir