Mais de 100 dependentes químicos recebem tratamento na zona rural de Teresina
De acordo com o governo, os adictos são encaminhados voluntariamente para realizar o tratamento seja por familiares, organizações religiosas ou Centros de Atenção Psicossocial.
A Associação Eluzai acolhe mais de 100 dependentes químicos no povoado Alegria Mucuim, na zona rural Leste de Teresina. A instituição recebe apoio do Governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), e promove o custeio de 30% dos acolhidos.
De acordo com o governo, os adictos são encaminhados voluntariamente para realizar o tratamento seja por familiares, organizações religiosas, Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps AD), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro Pop (voltado para população em situação de rua), Centro de Testagem e pela Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol).
O perfil dos acolhidos abrange pessoas na faixa etária de 25 anos, grande parte viviam em situação de rua, abandonaram a escola precocemente e perderam até mesmo hábitos básicos, como o autocuidado.
Laudeline Borges, coordenadora da instituição, explicou que a associação tem capacidade para atender 90 homens e 22 mulheres, com faixa etária de 18 a 65 anos. Dentre as atividades propostas pelas equipes estão: atividades sociais, educacionais, religiosas, emocionais, de lazer e autocuidado.
“Esse repasse é fundamental para garantirmos a qualidade do serviço que prestamos. Desenvolvemos diversas atividades, incluindo aulas regulares da EJA e capacitação profissional, ajudando os acolhidos a se reinserir no mercado de trabalho”, destaca Laudeline Borges, coordenadora da instituição.
-
SAF faz orientações sobre o Garantia-Safra a municípios atingidos pela seca no Piauí
Objetivo é garantir que agricultores familiares tenham acesso ao beneficio em casos de perda de produção -
Saiba como adquirir muda no Viveiro de Mudas na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade. -
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir