Promotor investiga prefeito de Nossa Senhora de Nazaré por usar bens públicos para promoção pessoal
Ao Viagora, o prefeito Zé Henrique afirmou que não foi notificado e não tem praticado promoção pessoal com uso de bens e serviços.
O promotor de justiça Maurício Gomes de Souza, da 3ª Promotoria de Justiça no município de Campo Maior, abriu inquérito civil para investigar o prefeito José Henrique de Oliveira Alves, o Zé Henrique, por possível uso de bens e serviços do município de Nossa Senhora de Nazaré para execução de serviço privado de produção de conteúdo de mídia para redes sociais do gestor. A portaria foi publicada nessa quinta-feira (22) no Diário Oficial do Ministério Público.
O promotor tomou conhecimento de que o prefeito Zé Henrique estaria utilizando de bens e serviços municipais em publicidade pessoal. “Veiculando em perfil pessoal daquele na rede social Instagram (@zehenriquepi), bens municipais que não seriam de uso comum do povo, logrando com isso vantagem pessoa mediante uso do cargo público, ensejando a promoção de seu perfil pessoal na rede social Instagram”, relatou.
Se comprovado o fato, o prefeito cometeu infração previsto no art. 9º, IV, da lei n.º 8.429/92, que configura ato de improbidade administrativa utilizar em serviço particular de produção de mídia e de conteúdo em redes sociais, qualquer bem móvel, de propriedade ou à disposição de qualquer ente público, bem como o trabalho de servidores, de empregados ou de terceiros contratados por ditos.
Além do mais, “as diversas publicações constantes no perfil do gestor, ao conterem imagens de bens públicos usados por aquele para a promoção de seu perfil pessoal, em tese, caracteriza ato de improbidade administrativa”, ressalta o Ministério Público.
Outro lado
Ao Viagora, o prefeito Zé Henrique afirmou que não foi notificado e não tem praticado promoção pessoal com uso de bens e serviços.
"Ainda não fui notificado e não sei do que se trata. Mas afirmo que não estamos utilizando de bens e serviços do município para promoção pessoal", disse o gestor.
Nossa Senhora de Nazaré
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Investigação
-
Juiz homologa acordo entre prefeito Marcelo Jatobá e o Ministério Público
O acordo se deu em razão de ação civil ajuizada pela promotora de justiça Amina Macedo Teixeira de Abreu Santiago. -
Prefeito de Picos Pablo Santos gasta R$ 2,1 milhões na locação de impressoras e scanne
A empresa fica localizada no bairro Canto da Várzea, em Picos, e tem como sócio-administrador Thiago Cortez Barros. -
Vereador de Picos aponta direcionamento no contrato da Prefeitura com Araujinho
O vereador do Progressistas comentou sobre o contrato celebrado pelo Prefeito de Picos Pablo Santos no valor de R$ 3.324.000,00, por meio da dispensa emergencial nº 002/2025. -
Promotor investiga prefeita Gerlane Cabral por favorecer empresa
A contratação foi realizada no dia 30 de janeiro deste ano, com vigência de 1 ano. -
Ministério Público inspeciona Unidades Básicas de Saúde de Uruçuí
O objetivo da vistoria foi fiscalizar as condições estruturais das unidades, verificar a presença dos profissionais de saúde e avaliar a qualidade do atendimento.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir