Juíza suspende divulgação de pesquisa eleitoral em Alto Longá por achar tendenciosa
A juíza Carmen Maria Paiva Ferraz Soares adotou a decisão, em 30 de julho deste ano, devido irregularidades que comprometem a imparcialidade da pesquisa.
A juíza Carmen Maria Paiva Ferraz Soares determinou a imediata suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral, realizada pelo Instituto IPPI – Pesquisas e Consultorias, que aponta as intenções de voto para Prefeito de Alto Longá, indicando Belauto Bigode em primeiro lugar e Isaac em segundo. A decisão liminar foi emitida em 30 de julho deste ano em decorrência de irregularidades que comprometem a imparcialidade do levantamento.
A magistrada atendeu o pedido de liminar do Diretório Municipal do Partido Social Democrático (PSD) de Alto Longá, que requereu a suspensão por graves indícios de irregularidades e probabilidade de pesquisa tendenciosa.
Representação do PSD
O diretório do PSD de Alto Longá ingressou com representação em face do Instituto IPPI após averiguar que a empresa, responsável pela pesquisa registrada sob o nº. PI-02837/2024, realizou uma abordagem direcionada fazendo com que o eleitor pensasse em termos de uma dicotomia nacional, sem considerar as qualidades, propostas e méritos dos candidatos locais.
Consta na representação que o questionário possui uma grave manipulação tendenciosa e deficitária ao associar os pré-candidatos ao governador Rafael Fonteles, senador Ciro Nogueira, presidente Lula e ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Com o fato da pesquisa atrelar os políticos a figuras polarizadas, o diretório entende que esta irregularidade pode contribuir para favorecer indevidamente candidatos alinhados ao cenário nacional dominante, além de distorcer a realidade das eleições locais.
O partido também alega que a metodologia utilizada pela pesquisa desrespeita o princípio da isonomia entre os candidatos, fundamental para garantir eleições justas e democráticas
Diante disso, o representante considerou que a abordagem compromete a imparcialidade da pesquisa, visto que é necessário neutralidade e objetividade para fornecer um retrato fiel e justo das intenções de voto do eleitorado.
-
Expulsão do PP é uma perseguição pessoal, declara Marden Menezes
O deputado estadual foi expulso do partido nesta segunda-feira (17) por infidelidade partidária. -
Prefeito de Lagoa de São Francisco gasta R$ 1,4 milhão com material de limpeza
A empresa, localizada no bairro Saci na zona Sul da cidade de Teresina, foi contratada com prazo de vigência até 27 de fevereiro de 2026. -
Base governista não se resume a PSD, PT e MDB, diz Enzo Samuel
O deputado Gustavo Neiva (Progressistas) mostrou preocupação com o bloqueio de R$ 51 milhões do Fundo de Participação para pagamento de precatórios no Piauí. -
Ciro Nogueira consolida base política no Piauí com filiação e novos apoios
O senador esteve em municípios do estado neste fim de semana e fortaleceu alianças visando a eleição de 2026. -
Lei torna obrigatória execução de hinos nas escolas de Teresina
O projeto foi aprovado por unanimidade pela câmara, além disso, contou com o apoio do Prefeito de Teresina Silvio Mendes e do Secretário Municipal de Educação, Ismael Silva.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir