Juíza suspende divulgação de pesquisa eleitoral em Alto Longá por achar tendenciosa
A juíza Carmen Maria Paiva Ferraz Soares adotou a decisão, em 30 de julho deste ano, devido irregularidades que comprometem a imparcialidade da pesquisa.
A juíza Carmen Maria Paiva Ferraz Soares determinou a imediata suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral, realizada pelo Instituto IPPI – Pesquisas e Consultorias, que aponta as intenções de voto para Prefeito de Alto Longá, indicando Belauto Bigode em primeiro lugar e Isaac em segundo. A decisão liminar foi emitida em 30 de julho deste ano em decorrência de irregularidades que comprometem a imparcialidade do levantamento.
A magistrada atendeu o pedido de liminar do Diretório Municipal do Partido Social Democrático (PSD) de Alto Longá, que requereu a suspensão por graves indícios de irregularidades e probabilidade de pesquisa tendenciosa.
Representação do PSD
O diretório do PSD de Alto Longá ingressou com representação em face do Instituto IPPI após averiguar que a empresa, responsável pela pesquisa registrada sob o nº. PI-02837/2024, realizou uma abordagem direcionada fazendo com que o eleitor pensasse em termos de uma dicotomia nacional, sem considerar as qualidades, propostas e méritos dos candidatos locais.
Consta na representação que o questionário possui uma grave manipulação tendenciosa e deficitária ao associar os pré-candidatos ao governador Rafael Fonteles, senador Ciro Nogueira, presidente Lula e ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Com o fato da pesquisa atrelar os políticos a figuras polarizadas, o diretório entende que esta irregularidade pode contribuir para favorecer indevidamente candidatos alinhados ao cenário nacional dominante, além de distorcer a realidade das eleições locais.
O partido também alega que a metodologia utilizada pela pesquisa desrespeita o princípio da isonomia entre os candidatos, fundamental para garantir eleições justas e democráticas
Diante disso, o representante considerou que a abordagem compromete a imparcialidade da pesquisa, visto que é necessário neutralidade e objetividade para fornecer um retrato fiel e justo das intenções de voto do eleitorado.
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir