Viagora

Teresina continuará recebendo R$ 500 milhões de repasses do FPM, diz Sílvio Mendes

O futuro gestor celebrou a decisão liminar da Justiça Federal, tendo em vista que vai garantir as condições econômicas para a implementação de ações propostas no seu plano de governo.

Nesta terça-feira (03), o prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), convocou uma coletiva de imprensa na qual informou que a Capital continuará recebendo o percentual de 6.25% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2025. Vale ressaltar que se o percentual tivesse sofrido uma redução, o município poderia perder até R$ 500 milhões em arrecadação.

O futuro gestor celebrou a decisão liminar da Justiça Federal, tendo em vista que vai garantir as condições econômicas para a implementação de ações propostas no seu plano de governo. 

Foto: Letícia Dutra/ ViagoraSílvio Mendes durante coletiva de imprensa
Sílvio Mendes durante coletiva de imprensa

Sílvio Mendes agradeceu publicamente ao deputado federal Júlio César (PSD) que auxiliou na resolução do problema. Segundo o parlamentar, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) havia apontado que Teresina apresentou um crescimento reduzido na última década, o que poderia acarretar em diminuição dos repasses.

“Teresina recebe todos, como povo solidário que somos, mas pagava caro quanto ao financiamento de gestão pública. O deputado Júlio César, a quem agradeço publicamente pelo prestígio e dedicação, foi através dele que nós resolvemos isso naquele tempo. Ele trouxe o presidente do IBGE, nós mostramos documentos públicos e oficiais e ele ficou assustado com a situação injusta do ponto de vista de repasse financeiro para a cidade, considerando que a gente recebe toda a população do interior e uma parcela do Maranhão”, explicou. 

O prefeito eleito destacou ainda que Teresina está garantida para o próximo ano. “Ontem recebi do deputado Júlio César que através dessa liminar da Justiça Federal, que faz justiça de Teresina a gente prestou um papel que só ela pode fazer, e manteve o percentual de 6.25% para Teresina, portanto Teresina está garantida durante o próximo ano e não vai perder dinheiro para fazer o que precisa ser feito”, comentou.

Facebook
Veja também