Cadastramento do Território Santa Rosa é concluído em São João do Arraial
O processo é realizado pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi) para a titulação do território de quebradeiras de coco babaçu.
O processo de cadastramento e georreferenciamento do Território Santa Rosa, no município de São João do Arraial, foi concluído pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi). A área abrange as comunidades de Santa Rosa, São José e Chapada dos Veados, se configurando como o segundo território de quebradeiras de coco babaçu a ser cadastrado para titulação coletiva no Brasil.
A diretora de Povos e Comunidades Tradicionais do Interpi, Rosymaura Duarte, destacou a importância do projeto de regularização para assegurar os direitos das comunidades visando a preservação dos babaçuais.
“Essa titulação coletiva é um passo fundamental para assegurar que essas mulheres e suas famílias possam continuar exercendo a coleta e preservação dos babaçuais, além de fortalecer sua organização social e econômica. O Piauí segue como pioneiro nessa valorização dos povos tradicionais, destacando-se no cenário nacional,” afirma a gestora.
O diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, ressaltou ainda que esse processo representa uma conquista para o Piauí e principalmente para as quebradeiras de coco babaçu, bem como as comunidades beneficiadas.
“É uma grande conquista para o Piauí e para as Quebradeiras de Coco Babaçu, pois garantimos a preservação de um modo de vida tradicional e sustentável, essencial para a identidade cultural e o equilíbrio ambiental”, destaca o diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante.
Conforme o governo estadual, o Piauí é o único estado do país a implementar a titulação coletiva desses territórios, tendo o papel como pioneiro na defesa dos direitos das comunidades tradicionais e da sustentabilidade. Além disso, o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) tem o objetivo de garantir a preservação dos territórios, assegurando a identidade cultural e ambiental.
Por:Jéssica Borges
-
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital. -
Sefaz-PI faz prestação de contas em audiência pública do 2º quadrimestre de 2024
A audiência ocorreu na última terça-feira (19), no Plenarinho da Assembleia Legislativa -
Feira da Agricultura Familiar conta com mais de 140 participantes no Piauí
Segundo o Governo do Piauí, no cerrado piauiense, a produção de horticultura se destaca como uma importante fonte de geração de renda -
Promotor investiga Equatorial Piauí por queda de energia em Cajueiro da Praia
O promotor Adriano Fontenele Santos, titular da PJ de Luís Correia, assinou a portaria publicada em 14 de novembro deste ano. -
SSP e UFPI promovem 1º Fórum sobre Violência contra a população LGBTQIAPN+
O fórum representa uma oportunidade de atualizar as práticas de monitoramento da violência
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir