Alepi faz homenagem ao TRF1 e juizados especiais em Teresina
A sessão comemorativa teve como destaque a entrega de títulos de cidadania piauiense a desembargadores federais
Nesta quinta-feira (14), a Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), realizou uma solenidade em Teresina para celebrar os 35 anos de instalação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e os 20 anos dos Juizados Especiais Federais. A sessão comemorativa teve como destaque a entrega de títulos de cidadania piauiense a desembargadores federais, com a presença de deputados, desembargadores e juízes federais no Plenário Waldemar Macêdo. A cerimônia foi promovida pelas iniciativas dos deputados Henrique Pires (MDB) e Franzé Silva (PT).
De acordo com as informações divulgadas pela ALEPI, a cerimônia concedeu o título de cidadania piauiense aos desembargadores federais João Batista Moreira, presidente do TRF-1, César Jatahy, coordenador dos Juizados Especiais Federais, Gustavo Soares Amorim, Eduardo Morais da Rocha, e Newton Ramos. A advogada Luziana do Vale Campos Soares da Fonseca também foi agraciada com o título, em reconhecimento ao trabalho social realizado na comunidade São José, no município de Oeiras.
A solenidade foi aberta pelo presidente da ALEPI, deputado Franzé Silva, que passou a palavra ao deputado Henrique Pires (MDB). "Prestigiei a comemoração pelos 35 anos do TRF realizada pelo próprio TRF e me emocionei como me emocionei nesse momento, pelo impacto de suas decisões na vida dos cidadãos de todo o Brasil. Por isso, propus essa solenidade, e temos aqui desembargadores que têm uma forte relação com o Piauí. Sempre digo, que juiz, desembargador, magistrado, dos servidores públicos, sem sombra de dúvida, é o que tem mais coragem e determinação, porque é ali onde está o último esteio do direito", enfatizou o emedebista.

A advogada Luziana Fonseca relatou gratidão e emoção pela homenagem recebida, especialmente por retornar a Teresina, onde estudou no Colégio das Irmãs. “ Eu tinha apenas nove anos quando cheguei aqui e foi nessa cidade que armazenei memórias afetivas inesquecíveis, que fazem parte da minha vida, rodeada de amor, famílias, de amigos e amigas, de carinho e aprendizagem", destacou.
O desembargador do TRF-1, Eduardo Morais da Rocha, natural de Brasília, foi nomeado em 2001 como o primeiro juiz federal da 4ª Vara de Execução Fiscal do Piauí. Ao receber o título de cidadania piauiense, ele expressou sua alegria e gratidão pela homenagem. “Hoje, aos 50 anos, eu nasço como cidadão piauiense, resgatando as minhas origens e firmando compromissos com essa terra que tanto amo. De sempre levar o nome do Piauí por onde eu passar, divulgando nossas belezas naturais, nossas riquezas culturais, nossos grandes poetas, nossas comidas típicas e, principalmente, a alegria e a inteligência e o acolhimento do nosso povo”.
Ainda segundo a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, a mesa de honra da solenidade foi composta por diversas autoridades, entre elas o ministro Nunes Marques, do STF, o presidente do TCE-PI, Kennedy Barros, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do TRE-PI, que representou o presidente do TJ-PI, o ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do STJ, a ministra Liana Chaib, do TST, o senador Marcelo Castro, o governador em exercício do Piauí, Themístocles Sampaio, Marcos Aurélio Adão, procurador-geral do MP-PI, e os conselheiros federais da OAB, Antônio Augusto Pires Brandão e Marcos Vinícius Furtado Coelho.
Por: Maria Fernanda Rios
Teresina
Piauí
Tribunal Regional Federal da 1ª Região - TRF1
Solenidade
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
-
Ministério Público inspeciona Unidades Básicas de Saúde de Uruçuí
O objetivo da vistoria foi fiscalizar as condições estruturais das unidades, verificar a presença dos profissionais de saúde e avaliar a qualidade do atendimento. -
Sou um soldado do meu partido, diz Bessah Filho sobre possibilidade de assumir SDU Sul
O parlamentar comentou sobre a possibilidade de assumir a Superintendência da SDU Sul de Teresina em substituição ao deputado licenciado Aldo Gil. -
TRE-PI vai julgar substituição de Tatiana Medeiros na Câmara de Teresina na segunda
O objetivo dessa ação é compreender o prazo em que um suplente deve ser convocado para ocupar a vaga deixada pela parlamentar. -
Prefeito de Batalha não cria conselho da Pessoa Idosa e MP recorre à Justiça
A petição foi protocolada no dia 08 de maio pela promotora de justiça Lia Raquel Prado B. R. Martins. -
MP investiga prefeito Marcos Mateus por contratar pessoal sem processo seletivo
Segundo denúncia recebida pela promotoria de justiça, o município tem contratado vários auxiliares de serviços educacionais e professores sem a devida qualificação técnica.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir