Promotor expede recomendação para prevenção de crimes eleitorais em União
A recomendação foi assinada pelo promotor Rafael Maia Nogueira e fornece orientações às autoridades policiais.
O promotor da 16ª Zona Eleitoral do Piauí, Rafael Maia Nogueira, expediu recomendação às autoridades policiais e à Polícia Militar de União com orientações para a prevenção de crimes eleitorais no pleito deste ano.
Segundo o Ministério Público, a recomendação possui forma de condução para atuar diante de condutas que configuram crimes eleitorais.
Entre as infrações estão a divulgação de informações incorretas em material eleitoral, bem como o assédio, constrangimento, humilhação, perseguição e ameaças. Os crimes eleitorais também abrangem vítimas de discriminação por cor, raça, etnia, credo, gênero, entre outras características já contempladas pelo código penal.
O promotor ressaltou, no documento, a prevenção e combate à violência política. De acordo com o titular da 2ª Promotoria de Justiça de União, os policiais devem informar as infrações ao Promotor Eleitoral competente ou Órgão de Execução garantidor, distribuindo Inquérito Policial Eleitoral (IPL) registrado no Tribunal competente.
A recomendação também ressalta a importância da reflexão silenciosa do eleitor, no dia 06 de outubro, sem divulgação de propaganda de candidatos, partidos, coligações ou federações, tendo em vista que se configura em crime.
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir