Batalha do Jenipapo é retratada em exposição no Museu do Piauí
A exposição gratuita ficará disponível até o final de fevereiro no Museu do Piauí, Casa Odilon Nunes, localizado na Rua Areolino de Abreu, no Centro de Teresina.
A história da Batalha do Jenipapo, que marcou a luta pela Independência do Brasil, foi retratada em exposição aberta ao público a partir dessa quinta-feira (25), no Museu do Piauí, Casa Odilon Nunes, localizado na Rua Areolino de Abreu, no Centro de Teresina.
A supervisora do Museu do Piauí, Margareth Torres Veloso, destacou a importância do local no fomento da arte e da cultura piauiense, além de convidar a população para conhecer a história da batalha.

"É de muita importância os estudantes e o público em geral conhecerem um pouco da nossa história. Se não houvesse essa batalha, provavelmente o Brasil não teria sido independente. Então, os alunos têm que conhecer sua importância, porque infelizmente não está inserida nos livros de História do Brasil e a exposição dá dimensão da importância da nossa história", disse Margareth.
Margareth ainda informou que a exposição é gratuita e ficará disponível até o final de fevereiro. "O evento é uma iniciativa do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nelson Nery Costa, em parceria com o Museu do Piauí. Isso traz para a gente uma grande alegria em ter esse acervo tão importante sobre a Batalha do Jenipapo", frisou a supervisora.
O evento é itinerante e será promovido em escolas e demais espaços públicos ou privados, de acordo com o professor Cineas Santos, do Conselho Estadual de Cultura.
"Essa é uma exposição que deve ser itinerante, deve percorrer escolas, espaços públicos e privados, porque é uma oportunidade para que as pessoas entendam o significado, a importância dessa batalha", ressalta o conselheiro.
O professor ainda enfatizou que a Batalha do Jenipapao deve ser estudada e mais reconhecida, diante da sua relevância. "Essa batalha foi decisiva para a independência, não apenas do Piauí, mas também do Brasil. Os portugueses sabiam que metade deste país já faria a independência de qualquer forma; ou seja, do Ceará para lá era inevitável que acontecesse. Mas eles queriam preservar o pedaço de cá e o Piauí era o limite, tanto que o Fidié trazia uma ordem expressa do rei: mantenha", conta Cineas.
O Museu do Piauí funciona de terça-feira à sexta-feira, das 08h às 17h, e aos sábados, de 08h às 12h.
Teresina
Piauí
Batalha do Jenipapo
Bicentenário da Independência do Brasil
Museu do Piauí – Casa do Odion Nunes
-
Acusado de matar grávida e retirar feto é condenado a 26 anos de prisão no Piauí
O feminicídio aconteceu em novembro de 2020, quando a vítima identificada como Sara Caroliny Borges Gomes da Silva tinha 15 anos e estava grávida de sete meses. -
Rafael Fonteles decreta situação de emergência em 129 municípios devido à`seca
O decreto nº 23.699/95 foi publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (3), com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado. -
Operação do Imepi fiscaliza postos de combustíveis por fraude na bomba em Teresina
A ação foi conduzida pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e identificou irregularidades em oito desses estabelecimentos. -
Made In Piauí: plataforma é lançada para impulsionar produtos locais nomercado digital
O objetivo é valorizar a produção local e ampliar a visibilidade de produtos com identidade piauiense ao mercado digital. -
Ações para combater maus-tratos contra os animais acontecem no Abril Laranja no Piauí
Conforme o governo, a campanha de 2025 será marcada por eventos educativos em várias cidades do Piauí.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir