Promotor investiga prefeita de Esperantina por campanha eleitoral antecipada
O procedimento preparatório foi instaurado pelo promotor de Justiça Ari Martins Alves Filho.
Nessa terça-feira (18), o promotor de Justiça Ari Martins Alves Filho instaurou procedimento preparatório para apurar suposta campanha eleitoral antecipada praticada pela Prefeitura de Esperantina, administrada pela prefeita Ivanária Sampaio.
De acordo com a portaria, publicada no Diário Oficial do Ministério Público do Piauí, o órgão considerou o artigo 37, caput, da Constituição Federal, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos Princípios de Legalidade, Moralidade, Eficiência.
“A administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, previstos no art. 37, caput, da Constituição Federal”, diz trecho do procedimento.
O MPPI considerou ainda o lapso temporal entre a instauração da notícia de fato até a presente sem que as investigações tenham sido concluídas e havendo necessidade de oficiar o município de Esperantina/PI para que se manifestem de forma pormenorizada acerca dos fatos narrados na denúncia.
“Cumpridas as diligências, com as devidas certificações, considerando a certidão de ID nº 55744176, constatada a ausência de resposta ao ofício nº 51/2023, determino seja realizado contato telefônico junto ao Município de Esperantina/PI, a fim de obter informações sobre a resposta. Cumpra-se”, determinou o representante do Ministério Público.
Outro lado
O Viagora procurou a gestora para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria a prefeita não foi localizada.
Esperantina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Prefeitura de Esperantina
-
OAB-PI diz que prisão de Tatiana Medeiros violou prerrogativa
Conforme a OAB-PI, o acompanhamento durante a prisão de um advogado é uma garantia do estatuto da advocacia e o descumprimento dessa medida representa uma afronta à lei federal. -
Convocação de suplente da Tatiana Medeiros só ocorre após 60 dias, diz procurador
O procurador-geral da Câmara, Dr. Pedro Rycardo Couto da Silva, explicou que a situação da vereadora está sendo acompanhada pelo Poder Judiciário. -
Julgar por presunção é perigoso, diz Pedro Alcântara sobre Tatiana Medeiros
O vereador comentou sobre a prisão de Tatiana Medeiros pela Polícia Federal nesta quinta-feira (03) e seu afastamento de Câmara Municipal. -
Prisão da vereadora Tatiana Medeiros foi arbitrária, diz advogado de defesa
O advogado Edson Araújo se pronunciou sobre a prisão da vereadora Tatiana Medeiros no âmbito da segunda fase da Operação Escudo Eleitoral da Polícia Federal. -
Justiça afasta vereadora Tatiana Medeiros da Câmara de Teresina após operação da PF
A decisão do 1º juízo de Garantias da Justiça Eleitoral do Piauí foi determinada após indícios de que a campanha da vereadora teria sido custeada com recursos ilícitos advindos de facção.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir