FMS descarta suspeita de casos de febre maculosa em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, a capital piauiense não é uma área endêmica para a doença.
A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), informou que os dois casos suspeitos de febre maculosa foram descartados. O órgão explica que foram realizados testes laboratoriais e os resultados estão sendo guardados.
De acordo com a FMS, o monitoramento está sendo realizado através da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS). A fundação também comunicou que Teresina não é uma área endêmica para a doença.
Ainda de acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a doença é transmitida através de carrapatos, e não é passada de humano para humano. O diretor de Vigilância em Saúde do órgão, Walfrido Salmito, a pessoa é infectada quando o animal permanece aderido ao hospedeiro por cerca de quatro a seis horas.
“A Febre Maculosa Brasileira (FMB), denominação utilizada para as riquetsioses no Brasil, é uma doença infecciosa febril aguda causada por riquétsias transmitidas por carrapatos, de gravidade variável, que pode cursar com formas leves e atípicas, até formas graves com elevada taxa de letalidade. Sua transmissão se dá por carrapatos do gênero Amblyomma, conhecido como “carrapato estrela” ou “carrapato de cavalo”, quando este permanece aderido ao hospedeiro por quatro a seis horas. Não há transmissão de pessoa a pessoa e o período de incubação é de dois a 14 dias”, explicou.
No Brasil, até o dia 14 de junho foram confirmados 53 casos da doença, que provocou oito óbitos. De acordo com o Ministério da Saúde, informa que a maior quantidade de casos está concentrada nas regiões Sul e Sudeste.
Conforme o Ministério da Saúde os casos suspeitos e confirmados de Febre Maculosa Brasileira devem ser notificados em até 24 após a suspeita inicial para as autoridades competentes.
-
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir