FMS participa da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal "SB Brasil 2020"
De acordo com a FMS, a finalidade é subsidiar as políticas públicas de saúde com visitas domiciliares para compor a amostra representativa de indivíduos residentes em áreas urbanas em todo Brasil.
Nesta quinta-feira (29), a Fundação Municipal de Saúde (FMS), divulgou que está participando da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal “SB Brasil 2020 (vigência 2021 – 2022)”. O levantamento epidemiológico acontece de forma integrada com os Conselhos de Odontologia para análise bucal e identificação das principais doenças ou problemas odontológicos da população.
De acordo com a FMS, a finalidade é subsidiar as políticas públicas de saúde com visitas domiciliares para compor a amostra representativa de indivíduos residentes em áreas urbanas em todo Brasil. A pesquisa é composta de três etapas: coleta de dados nas residências, revisitação e exames bucais.
Conforme a fundação, nos questionários serão avaliadas a prevalência dos principais agravos bucais, como a condição socioeconômico, acesso e utilização de serviços odontológicos, dor dentária e orofacial, autopercepção e impacto em saúde bucal. Os dados de planejamento das ações, seguira o modelo de vigilância em saúde do SUS.

Ainda de acordo com a FMS, Teresina foi comtemplada com 47 setores censitários distribuídos para 15 equipes formadas pelos profissionais auxiliares de saúde bucal, dentistas e agentes de saúde. Atualmente, a fase da pesquisa está com 37 setores com a primeira fase concluída com coleta de dados e 17 com a segunda fase concluída.
Segundo a gerente de Saúde Bucal da FMS, Kaline Brandão, afirma que as equipes estão empenhadas em concluir a pesquisa e que a capital está com o cronograma avançado. “Todos os dias as equipes trabalham para finalização do projeto e assim contribuir positivamente para o desenvolvimento da saúde bucal nacional”, disse.
Teresina
Piauí
Prefeitura de Teresina
Teresina
Fundação Municipal de Saúde - FMS
-
SAF faz orientações sobre o Garantia-Safra a municípios atingidos pela seca no Piauí
Objetivo é garantir que agricultores familiares tenham acesso ao beneficio em casos de perda de produção -
Saiba como adquirir muda no Viveiro na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade. -
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir