Viagora

FMS participa da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal "SB Brasil 2020"

De acordo com a FMS, a finalidade é subsidiar as políticas públicas de saúde com visitas domiciliares para compor a amostra representativa de indivíduos residentes em áreas urbanas em todo Brasil.

Nesta quinta-feira (29), a Fundação Municipal de Saúde (FMS), divulgou que está participando da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal “SB Brasil 2020 (vigência 2021 – 2022)”. O levantamento epidemiológico acontece de forma integrada com os Conselhos de Odontologia para análise bucal e identificação das principais doenças ou problemas odontológicos da população.

De acordo com a FMS, a finalidade é subsidiar as políticas públicas de saúde com visitas domiciliares para compor a amostra representativa de indivíduos residentes em áreas urbanas em todo Brasil. A pesquisa é composta de três etapas: coleta de dados nas residências, revisitação e exames bucais.

Conforme a fundação, nos questionários serão avaliadas a prevalência dos principais agravos bucais, como a condição socioeconômico, acesso e utilização de serviços odontológicos, dor dentária e orofacial, autopercepção e impacto em saúde bucal. Os dados de planejamento das ações, seguira o modelo de vigilância em saúde do SUS.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaFMS participa de pesquisa nacional sobre saúde bucal.
FMS participa de pesquisa nacional sobre saúde bucal.

Ainda de acordo com a FMS, Teresina foi comtemplada com 47 setores censitários distribuídos para 15 equipes formadas pelos profissionais auxiliares de saúde bucal, dentistas e agentes de saúde. Atualmente, a fase da pesquisa está com 37 setores com a primeira fase concluída com coleta de dados e 17 com a segunda fase concluída.

Segundo a gerente de Saúde Bucal da FMS, Kaline Brandão, afirma que as equipes estão empenhadas em concluir a pesquisa e que a capital está com o cronograma avançado. “Todos os dias as equipes trabalham para finalização do projeto e assim contribuir positivamente para o desenvolvimento da saúde bucal nacional”, disse.

Facebook
Veja também