Moradores reclamam do abandono de Centro de Convivência na Vila Bandeirantes
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas informou que unidade foi transferida em junho de 2021 para outro prédio na região, para a segurança do público atendido.
O Viagora recebeu uma denúncia sobre o estado de abandono do NAICA, um centro de convivência, localizado no bairro Vila Bandeirantes, na zona Leste de Teresina.
A reportagem foi até o local, e foi constatado que a estrutura da escola está completamente deteriorada. As portas das salas estão completamente arrancadas, janelas quebradas, teto com risco de desabamento. Nos interiores do local, está repleto de lixo acumulado, como roupas, papéis, cadeiras quebradas, poeira, folhas e terra.
Também foi constatado que assim como a entrada para a quadra de esportes, quanto a principal do local, estão totalmente acessível a qualquer um que queira entrar, o que facilita a entrada para usuários de drogas.
Nas redes sociais, moradores declararam que o local já transformou a vida de muitos jovens em Teresina, e que poderia mudar a vida de muitas outras se não estivesse abandonado. “É lamentável ver uma obra que transformou a vida de muitos jovens, se acabando dessa forma. É tão angustiante a gente passar pelo local e não ficar assim comovido”, diz um relato.
Ainda nas redes sociais, moradores fazem um apelo para a prefeitura recuperar o local. “Prefeitura de Teresina, não pode acabar assim. Tenho certeza que esse local ainda vai transformar a vida de vários jovens, não deixem acabar desse jeito”, encerra.
Outro lado
A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) para falar sobre o assunto e em nota, a secretaria explicou que o local está desativado e que foi transferido para outro prédio.
Ainda conforme a nota, a transferência de local aconteceu por causa dos mais de 70 assaltos sofridos.
Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) afirma que o prédio, localizado no Bairro Vila Bandeirante, funcionava o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS Leste II “Vila Maria”) e que devido a mais de 70 assaltos sofridos, a unidade foi transferida em junho de 2021 para outro prédio na região, para a segurança do público atendido e dos próprios servidores.
A sede atual do CRAS Leste II “Vila Maria” está localizada no Conjunto Taquari, no Bairro Vale Quem Tem.
A Semcaspi reforça que o prédio, atualmente, está fechado e aguardando recursos financeiros de, aproximadamente, mais de R$ 1.000.000 (um milhão), para a devida reforma no prédio, que não tem previsão para início.
A proposta é reformar o prédio com toda a estrutura, inclusive, de segurança, para o retorno do Cras Leste II “Vila Maria” e do referenciado pela unidade, o Centro de Convivência Vila Bandeirantes"
Teresina
Piauí
Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Semcaspi
Teresina
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir