Ministério Público discute situação do Hospital de Valença do Piauí
Segundo MPPI, na atual audiência foram discutidos dados do relatórios sobre irregularidades na unidade de saúde da cidade.
Na última quinta-feira (19), o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) com apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caods), realizou, audiência extrajudicial em continuidade ao trabalho de acompanhamento da situação e fiscalização do Hospital Regional Eustáquio Portela (HREP).
Em 2020, a 2° Promotoria de Justiça de Valença, instaurou o Procedimento Administrativo (PA) que tem finalidade acompanhar a abertura de leitos hospitalares, a disponibilidade de testes diagnósticos, para atender à demanda decorrente da Covid-19 e a implementação do plano operativo emergencial do HREP.

Segundo MPPI, na audiência foram discutidos dados do relatório da Divisa/Sesapi (Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde) sobre irregularidades na unidade de saúde da cidade. Notou-se a estrutura precária dos Centros Cirúrgico e de Esterilização, a falta de médicos anestesista, climatização inadequada, dentre outros.
Conforme o órgão ministerial, a Sesapi, no prazo de 5 dias úteis, deve encaminhar ao Ministério Público (MP) relatório sobre as medidas tomadas em relação instabilidade notificada no relatório. Em 60 dias, a Secretaria deverá informar o redimensionamento do quadro de profissionais do HREP, especialmente no setor de Centro de Material e Esterilização, e dos profissionais médicos.
O hospital deverá informar ao MP o cumprimento das recomendações exigidas pela Divisa mencionadas acima e que se encontram sob atribuição administrativa da diretoria do Hospital Regional. A Nova audiência extrajudicial será realizada daqui a 60 dias.
Por Isadora Cavalcante
Valença do Piauí
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
-
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população. -
Equatorial Piauí realizará desligamento programado em Parnaíba nesta quinta
A ação vai afetar quatro bairros, sendo Alberto Silva, Dirceu Arcoverde, Piauí e Rodoviária. -
Retratação: Viagora corrige matéria envolvendo nome de Elmorane Brito Martins Coelho
O Viagora vem a público se retratar pela matéria publicada. -
Afogamentos no litoral do Piauí diminuem no 1º trimestre, diz Corpo de Bombeiros
De acordo com a corporação, de janeiro a março, foram contabilizados seis casos, sendo três fatais. -
Esperantina faz evento sobre Neurodiversidade e apresenta projeto do Centro de Autismo
A prefeita Ivanária Sampaio acompanhou de perto o evento e destacou o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à educação inclusiva e ao atendimento especializado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir