Regina Sousa discute alternativas sobre conflitos de terras em União
A governadora do Piauí afirma que pretendem conversar com os donos das terras para comprá-las e entregá-las às pessoas
Nessa terça-Feira (13), a governadora do Piauí Regina Sousa, se reuniu no Palácio do Karnak com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União, para discutir e alternativas para solucionar conflitos acerca de terras que ocorrem no município.
O conflito envolve áreas ocupadas por agricultores de terras e moradores que se sentem ameaçados de despejo. O Sindicato indicou três locais no município de União, que vivem cerca de 2 mil pessoas. São os povoados; Tranqueira, Descoberta e Mundo Novo.
Regina Sousa, afirma que pretendem conversar com os donos das terras para comprá-las e entregá-las às pessoas que moram nelas há anos. “Queremos negociar com os donos para comprar a terra deles. O processo na Justiça não anda. Queremos poder entregar esta terra onde as pessoas vivem há tantos anos, mas fica sempre alguém dizendo pra sair, dizendo que é dono”, explica.
Segundo informações divulgadas pelo Governo do Estado do Piauí a governadora determinou que Instituto de Terras do Piauí (Interpi) e Procuradoria Geral do Estado (PGE) para iniciar a desapropriação de Terras. Os próximos passos para tentar resolver o conflito serão a avaliação das terras e os valores.
por Amanda Santiliana
-
SAF faz orientações sobre o Garantia-Safra a municípios atingidos pela seca no Piauí
Objetivo é garantir que agricultores familiares tenham acesso ao beneficio em casos de perda de produção -
Saiba como adquirir muda no Viveiro de Mudas na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade. -
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir