Promotor investiga prefeita Ivanária Sampaio por nepotismo
O promotor Adriano Fontenele Santos instaurou inquérito civil para apurar a suposta prática em face da Prefeitura de Esperantina.
O promotor de Justiça Adriano Fontenele Santos instaurou inquérito civil para apurar suposta prática de nepotismo nos quadros funcionais do Município de Esperantina, em razão da nomeação em cargo comissionado de Assessor Especial de Lucilene do Nascimento Alves Sousa, irmã da prefeita Ivanária do Nascimento Alves Sampaio, mais conhecida como Ivanária Sampaio.
Conforme a portaria Nº 14/2022 publicada no Diário Oficial do Ministério Público do Piauí, o órgão considerou informações preliminares coletadas no Diário Oficial dos Municípios, sistema Infoseg e sítio eletrônico do Tribunal de Contas do Estado do Piauí demonstrarem suposto caso de nepotismo em razão da nomeação de Lucilene para a função junto ao gabinete da chefe do executivo municipal.
De acordo com o MPPI, a jurisprudência atual do Superior Tribunal de Federal ratifica que o enunciado vinculante contempla três vedações distintas relativamente à nomeação para cargo em comissão, de confiança ou função gratificada em qualquer dos Poderes de todos os entes integrantes da Federação. A primeira diz respeito à proibição de designar parente da autoridade nomeante. A segunda concerne a familiar de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento. A terceira refere-se ao nepotismo cruzado, mediante designações recíprocas.
"Com fundamento no artigo 2º, § 4º, da Resolução nº 23/2007-CNMP, instaurar inquérito civil, ex officio, para investigar e apurar as condutas narradas nesta portaria", determinou o representante do Ministério Público.
Outro lado
Procurada pelo Viagora, a Procuradoria do Município informou que enviará esclarecimento sobre o assunto posteriormente.
Esperantina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Ivanária Sampaio
-
Cristina Soares é um grande nome para candidatura, diz Samantha Cavalca
A parlamentar destacou que a legenda vai trabalhar para formar chapas competitivas em busca de aumentar a representatividade da oposição, principalmente na Assembleia Legislativa do Piauí. -
Promotor recomenda que prefeito de Ipiranga do Piauí realize concurso público
A medida tem o intuito de garantir que o prefeito Elvis Ramos faça a substituição gradativa dos contratos precários por servidores concursados. -
MP aciona prefeito de Lagoa Alegre na Justiça para anular contratações temporárias
A denúncia foi apresentada na última sexta-feira (21) e foi concedido um prazo de 10 dias para que seja encaminhada a relação completa de pessoas contratadas nestas condições. -
Ex-deputado Leal Júnior morre aos 75 anos em Teresina
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-parlamentar. -
Acredito que Fábio Novo tem poder de aglutinar o PT no Piauí, diz Venâncio
O vereador destacou que acredita no potencial do parlamentar para unir as correntes internas da sigla e fortalecer o partido.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir