Lula anuncia Wellington Dias como ministro do Desenvolvimento Social
O anuncio foi feito na manhã desta quinta-feira, na sede do governo de transição. Além de Dias, outros 16 ministros foram anunciados por Lula.
O ex-governador do Piauí e senador eleito, Wellington Dias (PT-PI), irá assumir o Ministério do Desenvolvimento Social no Governo Lula em 2023.
Esta, é a pasta responsável pela administração do Auxílio Brasil, que deve voltar a se chamar Bolsa Família. Além de ser responsável por essa administração, o ministério é considerado uma importante vitrine eleitoral, por conta do apelo social no trabalho feito.
O cargo no ministério também era disputado pela senadora Simone Tebet (MDB), que foi candidata a Presidente da República e apoiou Lula no 2º turno. Wellington Dias foi um dos articuladores da PEC que o Congresso Nacional aprovou, que permite Lula furar o teto de gastos para cumprir as promessas de campanha para 2023.
Além de Dias, outros 16 ministros foram anunciados por Lula.
Biografia:
Dias nasceu em Oeiras, no ano de 1962, mas foi criado em Paes Landim, onde seu pai foi eleito prefeito pela ARENA em 1972, e sua mãe, Teresinha de Araújo Dias, em 1988, pelo PFL.
Em 1982, Wellington ingressou no curso de graduação em letras portuguesas da Universidade Federal do Piauí, e fez especialização em políticas públicas e governo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O ex-governador do Piauí, ingressou no mercado de trabalho aos 19 anos, atuando como radialista, em Teresina, no Piauí. Em 1985, se filiou ao Partido dos Trabalhadores e participou como integrante da Central Única dos Trabalhadores, tornando-se presidente da APCEF. Em 1992, foi eleito Vereador de Teresina e em 1994 optou por renunciar ao mandato municipal para concorrer a um cargo na Assembleia Legislativa do Piauí, conseguindo eleger-se deputado estadual e tornando-se o primeiro presidente da Comissão de Direitos Humanos no legislativo do estado.
Nas eleições estaduais de 1998, foi eleito deputado federal pelo PT sendo o primeiro parlamentar do estado eleito pelo partido. Em 2000, foi candidato à prefeitura de Teresina, mas foi derrotado por Firmino Filho, ainda no primeiro turno.
Em 2000, foi eleito Governador do Piauí, e em 2006, conseguiu a sua reeleição no cargo. No ano de 2010, renunciou ao cargo para concorrer ao Senado Federal, na qual foi eleito juntamente com Ciro Nogueira.
No ano de 2014, foi eleito para o seu terceiro mandato como governador do Piauí, reelegendo-se em 2018 para o 4º mandato, vencendo seu principal adversário, Dr. Pessoa, atual prefeito de Teresina.
Nas eleições de 2022, Dias conseguiu se eleger novamente ao Senado, e agora, recebeu de Lula, o presidente eleito, o Ministério de Desenvolvimento Social.
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir