HEDA reduz 47% da superlotação na sala de emergência em Parnaíba
De acordo com o governo, durante a execução do Projeto Lean no hospital, também se obteve a redução de 60% no tempo de passagem do paciente no Pronto Socorro.
Aconteceu nessa quarta-feira (09), o encerramento da primeira fase do Projeto Lean nas Emergências, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em parceria com o Hospital Sírio Libanês.
Janaílda Furtado, diretora administrativa e coordenadora do projeto, realizou uma apresentação sobre os resultados dos trabalhos que foram desenvolvidos destacando que tudo só foi possível pelo compromisso e confiança dos profissionais da assistência e ressaltou a importância da continuidade das ações para garantir a manutenção das melhorias. “Todo processo foi desafiador pela necessidade de mudanças nos processos de trabalho. A implantação das ferramentas Lean possibilitou otimização de espaços e materiais, além de eliminação dos excessos, redução de desperdícios, redução do tempo de espera para atendimento médico e maior rotatividade nos leitos”, ressaltou a coordenadora.
A coordenadora continua. “Dessa forma ficamos com menos pacientes acumulados no pronto socorro aguardando leito. Hoje estamos com mais serviços implantados, atendendo mais pacientes que antes, mas mesmo assim não estamos mais com aquela superlotação na porta da urgência, que proporciona maior qualidade e organização na assistência, o que é bom para o paciente, profissionais e gestores. Mudanças significativas aconteceram, estou muito grata em poder participar desse projeto com essa excelente e comprometida equipe do HEDA e consultores do Sírio”, pontuou Janaílda.
De acordo com o governo do Piauí, no fim dessa etapa, o HEDA obteve a redução de 60% no tempo de passagem do paciente no Pronto Socorro, além da redução de 50% no tempo de permanência do paciente internado, reduzindo em 47% do indicador de superlotação (NEDOCS).
Ainda de acordo com o governo, esse projeto é oferecido por meio do Proadi-SUS do Ministério da Saúde, e nos próximos 6 meses, será monitorado uma nova etapa, porém, de forma remota e com expectativas de mais melhorias.
Para o diretor Geral do HEDA, Daniel Miranda, o Projeto Lean nas Emergências vem atingindo ótimos resultados. “Percebe-se como aplicação de cada etapa do projeto nos mostrou que é possível sim melhorar o fluxo e permitir um melhor atendimento e com mais agilidade. Parabenizo toda equipe e diretora Janailda e deixo meus agradecimentos aos consultores do Sírio-Libanês”, destaca o diretor
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