Covid-19: juíza manda prefeito de Barras divulgar dados da vacinação
Na decisão, a juíza da 1ª Vara da Comarca de Barras, Melissa de Vasconcelos Lima Pessoa, concedeu tutela provisória de urgência e determinou que a Prefeitura de Barras disponibilize as informações.
Após ação do promotor da 2ª Promotoria de Justiça de Barras do Ministério Público (MPPI), Glécio Paulino Setubal da Cunha e Silva, a Justiça determinou que o município administrado pelo prefeito Edilson Capote, disponibilize informações sobre a vacinação contra a Covid-19 na cidade para garantir as transparência e controle.
De acordo com o MPPI, a promotoria enviou um ofício para a Secretaria Municipal de Saúde de Barras solicitando que as informações sobre a vacinação fossem disponibilizadas no site eletrônico do município, como a lista com o nome das pessoas já imunizadas e outras informações que são necessárias para que os cidadãos e os órgãos de controle possam acompanhar.
Segundo o Ministério Público a Prefeitura de Barras ignorou a solicitação das informações, levando em consideração que foi criada uma página no site do município, mas não foram adicionados dados necessários à satisfação do interesse público.
Na decisão, a juíza da 1ª Vara da Comarca de Barras, Melissa de Vasconcelos Lima Pessoa, concedeu tutela provisória de urgência e determinou que a Prefeitura de Barras disponibilize as informações pertinentes sobre a vacinação em site específico. Além disso, também devem ser apresentadas a lista de pessoas cadastradas para vacinação, em ordem decrescente de prioridade, e a lista de pessoas agendadas para vacinação, com a data e horário do agendamento.
Segundo o Ministério Público, a Justiça terminou ainda que o município deve adotar rotina de auditoria para verificar e fiscalizar o cumprimento dos critérios de priorização, adotando as devidas providências contra os responsáveis caso alguém fora do critério seja beneficiado.
Outro lado
O Viagora procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o prefeito não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir