"Existe um descontrole na bilhetagem eletrônica", declara Dudu
Conforme o vereador, no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público de Teresina, foi registrado diversas irregularidades no setor.
Nesta quarta-feira (27), em entrevista ao Viagora, o vereador Dudu Borges (PT) falou sobre a crise no transporte público e disse que há um descontrole da bilhetagem eletrônica em Teresina tendo em vista uma enorme quantidade de dinheiro registrada nos dispositivos de arrecadação dos transportes alternativos.
Conforme o vereador, no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público de Teresina, foi registrado diversas irregularidades no transporte da cidade.
“É impossível uma van que transporta cerca de 15 mil pessoas por mês arrecadar R$ 500, 700 ou 800 mil no apurado mensal. Esse problema já foi identificado e está na análise da CPI do transporte público. Temos que aprofundar esse debate”, pontuou.
- Foto: Luis Marcos/ Viagora
Vereador Dudu
Segundo o vereador, na CPI não foi possível o aprofundamento da averiguação das vans, pois o objetivo era concluir o transporte convencional. Porém, houve fatos inusitados que acarretaram a uma análise mais apurada.
“Teve dias que uma só van transportou 15 mil pessoas. A gente sabe que isso é impossível. Existe um descontrole da bilhetagem eletrônica, descontrole esse na mão de quem opera. A bilhetagem eletrônica é um dos grandes ralos para que o transporte público aconteça da forma como é. Por isso o poder público deve ter o controle do processo de todo o transporte da cidade”, destacou.
Dudu Borges ressalta ainda que existe uma parceria do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) com os administradores das vans.
“É cobrado pelo SETUT cerca de 8% de taxa administrativa dessa bilhetagem. Ou seja, quem ganha com tudo isso é a mesma entidade que controla o transporte convencional. Aprovamos uma audiência pública para tratar somente de vans e, em um momento oportuno, vamos realizar essa audiência. Estamos aguardo o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, decretar estado de calamidade no transporte público convencional para que possamos avançar numa resolução definitiva”, disse.
-
Defesa da vereadora Tatiana Medeiros estuda pedido de Habeas Corpus
Segundo a defesa da vereadora, a Polícia Federal concluiu as investigações e deverá elaborar um relatório final, que será encaminhado ao Ministério Público. -
Câmara de Teresina aprova projeto de lei Antipichação com punições mais rígidas
O parlamentar destacou que entre as alterações propostas está o aumento da multa por infração cometida, que pode chegar até R$ 10 mil. -
Vereador Afonsinho critica prefeito Pablo Santos por fechar 14 escolas em Picos
Para Afonsinho, a decisão é considerada precipitada, tendo em vista que não houve um planejamento para que a medida fosse implementada de forma gradativa. -
Doadoras de leite materno terão isenção em concurso público no Piauí
O projeto de autoria da deputada Ana Paula foi aprovado na Alepi e segue para sanção do Governo do Estado. -
Juiz mantém prisão preventiva da vereadora Tatiana Medeiros
A decisão foi adotada pelo juiz Luiz Henrique Moreira Rêgo, que também determinou a transferência da vereadora para o Quartel do Comando Geral.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir