Teresina registra 484 casos confirmados da Covid-19 nessa quarta
Segundo a FMS, houve ainda oito mortes causadas pela doença, sendo duas do dia 3 de agosto, quatro do dia 4 de agosto e duas do dia 5 de agosto.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou no sistema 484 novos casos confirmados da Covid-19 em Teresina, na quarta-feira (05).
Segundo a FMS, houve ainda oito mortes causadas pela doença, sendo duas do dia 3 de agosto, quatro do dia 4 de agosto e duas do dia 5 de agosto. Desde o início da pandemia até agora, a capital contabiliza 753 óbitos e 18.923 casos confirmados para o novo coronavírus.
Os óbitos registrados na quarta-feira foram de pessoas entre 37 e 92 anos. Das oito mortes computadas ontem no sistema de notificação, quatro eram de pessoas sem comorbidades e as outras quatro tinham alguma comorbidade como hipertensão, diabetes, obesidade, doença cardiovascular, doença neurológica.
A FMS alerta que pessoas com doenças crônicas devem ter atenção redobrada com a sua saúde para evitar que sejam contaminadas pelo novo coronavírus. Dados do setor epidemiológico apontam que mais de 60% dos óbitos por Covid-19 tinham problemas cardiovasculares, incluindo hipertensão, e 34% possuíam diabetes. Em alguns casos, as vítimas eram acometidas das duas doenças ou de múltiplas comorbidades.
De acordo com o médico cardiologista Daniel Gonçalves, as pessoas que têm doenças crônicas podem estar com o organismo debilitado e, ao contraírem uma infecção como a Covid-19, podem ter o seu quadro de saúde agravado. “As pessoas com hipertensão e diabetes ou que possuem doenças cardiovasculares, por exemplo, já possuem alteração no seu sistema imunológico e um estado inflamatório crônico e, com a infecção pelo coronavírus, pode ocorrer um estresse adicional aos órgãos. Isso pode contribuir para que o paciente apresente a forma grave da Covid-19 e também ocasionar a descompensação dessas doenças prévias”, explica.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir