Ministério Público do Piauí expede recomendação ao prefeito Gongo
O procedimento foi expedido pelo promotor Márcio Giorgi Carcará Rocha, em face da prefeitura de São João da Fronteira.
O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio do promotor de justiça titular 2ª Promotoria de Justiça de Piracuruca, Márcio Giorgi Carcará Rocha, expediu recomendação ao prefeito da cidade São João da Fronteira, Antônio Erivan Rodrigues Fernandes, mais conhecido como Gongo, para que sejam datadas medidas preventivas contra a Covid-19 no socorro e assistência social às pessoas atingidas por enchentes.
De acordo com o MPPI, a recomendação foi expedida levando em consideração que desde o primeiro trimestre deste ano tem sido verificado aumento das precipitações pluviométricas no Piauí, o que tem causado enchentes e inundações em áreas urbanas e rurais.
O promotor levou em consideração que a 2ª Promotoria de Justiça de Piracuruca, instaurou Procedimento Administrativo com o objetivo de acompanhar a adoção de medidas preventivas e assistenciais em caso de possíveis enchentes no primeiro semestre deste ano na cidade, mas ressalta a importância da adoção de cuidados devido ao aumentos dos casos da Covid-19 no estado.
Diante disso, o MP pede que o prefeito de São João da Fronteira adote medidas de segurança e higiene durante ações de socorro e assistência às vítimas de possíveis enchentes na região, como manter uma distância mínima de 1,5 m (exceto em situações de resgate), evitar transportar famílias diferentes em um mesmo veículo, realizar orientações sobre os cuidados para evitar a contaminação, evitar a aglomeração de pessoas em locais coletivos e evitar abrigar famílias diferentes em um mesmo alojamento.
De acordo com o Ministério Público, a prefeitura tem o prazo de cinco dias para comunicar sobre o acatamento dos termos da recomendação, e caso contrário irá implicar na adoção de medidas administrativas e ações judiciais cabíveis, sendo caracterizado como má-fé ou ciência da irregularidade.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Coronavírus
Covid-19
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir