Câmara aprova suspensão de pagamentos do Fies durante pandemia
Aproximamdamente 800 profissionais de saúde que estão no combate á pandemia também tem direito á suspensão.
Nessa terça-feira (28), o Plenário da Câmara conclui a votação do projeto de lei que suspende dos estudantes os pagamentos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no período de calamidade pública por conta da pandemia da Covid-19. No texto da matéria, que segue para o Senado, é previsto a suspensão por um período de dois meses.
A medida alcançará alunos adimplentes ou com atraso de até seis meses. Deputados também buscam ampliar a proposta para a totalidade de estudantes que tem acesso ao financiamento.
Veja a seguir os pagamentos que poderão ser suspenso de acordo com o projeto de Lei:
- Amortização do saldo devedor, que é o pagamento de dívidas por parcelamento.
- Juros incidentes sobre o financiamento
- Quitação das parcelas oriundas de renegociação de contratos
- Pagamentos devidos pelos estudantes beneficiários e pelas instituições de Ensino Superior (IES) aos agentes financeiros para saldar multas por atraso de pagamento e gastos operacionais com o programa.
Segundo o texto que foi para o Senado, foi aprovado também que os profissionais de saúde que foram financiados pelo programa e que atualmente estão no combate da pandemia podem tem direito à suspensão do pagamento. Um total de 800 profissionais.
Vale lembrar que hoje, 29 de abril, deve ser analisada a PEC do Orçamento de Guerra (PEC 10/20). Essa PEC cria um regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações para o enfretamento da Covid-19. Ela também tira do governo a obrigação de cumprimento da chamada “regra de ouro”, que tem por características o impedimento do governo se endividar com financiamentos de gastos com a máquina pública.
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir