HUT registra aumento nas vítimas de queimaduras por álcool
A substância está sendo muito utilizada atualmente como higienizador de mãos e superfícies devido à pandemia do novo coronavírus.
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) divulgou que, somente essa semana, foram registrados dois casos de pacientes que tiveram queimaduras graves em decorrência da manipulação de álcool. A substância está sendo muito utilizada como higienizador de mãos e superfícies devido à pandemia do novo coronavírus.
O gerente de enfermagem da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), Jó Gomes, faz um alerta à população dos perigos de manipular o álcool sem o devido cuidado. “Não podemos esquecer que o álcool é uma substância altamente inflamável e o uso sem o cuidado adequado pode causar queimaduras graves, podendo levar inclusive a morte”, comenta.
Jó Gomes explicou ainda que ao manipular o álcool para higienizar as mãos ou limpar superfícies é preciso ficar longe de substâncias quentes e do fogo. “O álcool está sendo muito utilizado nessa quarentena. Sabemos da importância dessa substância para o combate à Covid-19, porém precisamos ficar atentos para não colocarmos nossa segurança em risco, nem da nossa família”, alertou Jó.
O diretor geral do HUT, Rodrigo Martins, ressaltou que o HUT é o único hospital do Piauí que oferece à população uma unidade especializada no tratamento de queimados com especialistas de plantão 24 horas. “Os dois pacientes que deram entrada no HUT essa semana vítima de queimaduras por álcool tiveram lesões de 1° e 2° grau. As regiões mais afetadas foram mãos, braços e tronco. No momento estão recebendo assistência na UTQ, área exclusiva para o tratamento desse tipo de lesão”, disse.
Esse ano o HUT já atendeu 19 casos de vítimas de queimaduras. Dentre esses, foram sete vítimas de queimaduras por fogo, dez por substância quente e dois por outros meios. Em 2019 foram 195 casos, sendo 100 por substâncias quentes, 60 por fogo, 31 por outros meios e quatro por choque elétrico.
As queimaduras são classificadas de acordo com a gravidade, 1° ao 3° grau. As de 1° grau são aquelas consideradas mais simples que atingem a pele superficialmente. As queimaduras de 2° grau atingem a epiderme e a derme da pele caracterizada pela formação de bolhas. Já as de 3° grau podem atingir os músculos, todos os tecidos da pele, órgãos e tendões.
-
Saiba como adquirir muda no Viveiro de Mudas na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade. -
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais. -
Empresário José Elias Tajra morre aos 90 anos em Teresina
A TV Antena 10, emissora fundada pelo empresário, lamentou seu falecimento e destacou o seu legado através de nota divulgada nas redes sociais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir