Justiça determina mudança de local de festa de carnaval em Oeiras
A juíza da 2ª Vara da Comarca de Oeiras entendeu que o evento não poderia ser realizado nas imediações de uma igreja do município.
A juíza Maria do Socorro Rocha, da 2ª Vara da Comarca de Oeiras, acatou um pedido de liminar do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e determinou a abstenção da realização de festa carnavalesca nas imediações de uma igreja da cidade.
O pedido de liminar foi feito através de ação civil pública proposta pelo titular da 2ª Promotoria de Justiça de Oeiras, promotor de Justiça Vando da Silva Marques, contra o organizador do bloco carnavalesco “A Gente Agita”, que ocorre anualmente no local.
Segundo o representante do órgão ministerial, após a instauração de um Procedimento Preparatório, foram constatadas diversas irregularidades na realização do evento, entre elas, prejuízo ao templo religioso e transtorno aos fiéis como: fissuras detectadas nas paredes, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), devido à trepidação, ocasionada pela utilização de aparelhos e instrumentos sonoros/acústicos em volume elevado.
O promotor de Justiça afirmou que foi proposto Termo de Ajustamento de Conduta com a finalidade de mudar o local de realização do evento. “Propomos que a festa do bloco carnavalesco fosse realizada em um local sem prédios tombados pelo IPHAN, no entanto, não obtivemos resposta”, relatou.
Devido à decisão judicial, o representante legal do Bloco “A Gente Agita” deve se abster de realizar o evento carnavalesco entre os dias 22 a 25 de fevereiro, nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora do Rosário ou nas imediações de prédios públicos ou privados.
A magistrada destacou, ainda, que a decisão não tem o intuito de privar a comunidade de comemorar o carnaval na cidade, mas apenas de abstenção da realização do evento nas imediações de prédios públicos ou privados que sejam tombados e que se encaixam em outras classificações descritas no documento.
-
Banco de Alimentos da Ceasa em Teresina atinge 1,5 milhão de frutas e verduras
De acordo com a Ceasa, as frutas e verduras, provenientes das sobras (que ainda podem ser aproveitadas) da feira e doadas pelos permissionários, garantem segurança alimentar -
Defesa Civil contabiliza mais de 180 antendimentos no 1º trimestre em Teresina
De acordo com a prefeitura, houve um aumento gradual ao longo do trimestre. -
Acusado de matar grávida e retirar feto é condenado a 26 anos de prisão no Piauí
O feminicídio aconteceu em novembro de 2020, quando a vítima identificada como Sara Caroliny Borges Gomes da Silva tinha 15 anos e estava grávida de sete meses. -
Rafael Fonteles decreta situação de emergência em 129 municípios devido à`seca
O decreto nº 23.699/95 foi publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (3), com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado. -
Operação do Imepi fiscaliza postos de combustíveis por fraude na bomba em Teresina
A ação foi conduzida pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e identificou irregularidades em oito desses estabelecimentos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir