Moradores de Teresina reclamam de água "fedorenta" nas torneiras
Imagem mostra água com coloração escura que foi colhida da torneira de morador.
A qualidade da água que chegou às torneiras dos moradores de Teresina, nessa quarta-feira (14), foi alvo de reclamações. Um morador do bairro Parque Piauí relatou que, além da coloração escura, a água apresentou mau cheiro.
A situação também foi registrada em outros pontos da capital. Na zona Norte, moradores reclamaram de "água de enxofre".
“Desde o meio dia que a água está barrenta aqui, e continou barrenta pelo resto do dia. Além da cor, a água está fedorenta”, disse um morador do bairro Parque Piauí. Imagem compartilhada através do aplicativo Whatsapp atestou o problema na água disponibilizada.
- Foto: Arquivo Pessoal
Imagem mostra água com coloração escura que foi colhida da torneira de morador.
A Águas de Teresina informou que o problema acontece devido a intervenções para integrar a nova adutora que foi implantada na região com o sistema de distribuição já existente, e que técnicos serão encaminhados para analisar a água.
Leia nota da empresa:
A Águas de Teresina informa que entrou em operação total, após fase de testes e ajustes técnicos, a adutora de 500 mm, implantada na zona Sul da capital. A nova rede, com 3,2 km de extensão e capacidade de aumentar em 540 mil litros por hora o abastecimento, é mais uma ação da empresa para reforçar o abastecimento de água tratada na cidade.
Em razão de intervenções para integrar essa nova adutora ao sistema já existente, em determinados pontos da cidade, houve registros de água turva. A concessionária esclarece que está mapeando as reclamações formalizadas junto aos canais de atendimento e encaminhará técnicos às residências para a devida análise e vistoria dessa água.
A empresa informa ainda que acionou as descargas implantadas em pontos estratégicos da cidade. Os equipamentos atuam na limpeza da rede de abastecimento de água, fazendo o descarte controlado dessa água turva, com o objetivo de que esta não chegue às torneiras dos usuários.
O procedimento de descarga é previsto pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 12218, que determina os requisitos a serem atendidos na projeção e implantação de redes de distribuição de água para abastecimento público. A utilização de descargas é uma rotina de operação para manutenção da qualidade da água fornecida à população, cujos parâmetros estão de acordo com o que determina a Portaria 2914/ 2011, do Ministério da Saúde.
A empresa está fazendo a entrega do Relatório Anual de Qualidade da Água 2017, no qual apresenta o resultado das análises de controle de qualidade da água. Toda água distribuída na cidade passa por processos com rigorosos padrões de qualidade, buscando atender o que estabelece a portaria mencionada acima.
A Águas de Teresina reforça a importância dos consumidores comunicarem essas situações junto aos canais de atendimento para o mapeamento devido das áreas e encaminhamentos necessários. Gratuitamente a empresa atende pelo 0800 223 2000. Também está disponível o 115 e Whatsapp (98124-3199).
-
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais. -
Empresário José Elias Tajra morre aos 90 anos em Teresina
A TV Antena 10, emissora fundada pelo empresário, lamentou seu falecimento e destacou o seu legado através de nota divulgada nas redes sociais. -
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir