Mão Santa rompe com Agespisa e decreta situação de emergência
O decreto oficial do prefeito foi publicado no Diário Oficial do Município de Parnaíba nessa sexta-feira (28).
Nessa sexta-feira (28), foi publicado o decreto nº 164/2018 no Diário Oficial do Município de Parnaíba, onde estabelece o fim do contrato da Prefeitura Municipal da cidade com a empresa Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O decreto foi assinado pelo prefeito Mão Santa.
De acordo com a publicação, a recisão do contrato de programa nº 001/2011 se deu pelo fato de a Agespisa não ter comprido prazos de apresentação de certidões de regularidade fiscal e trabalhista requisitadas por meio de ofício pela Agência Parnaibana de Regulação dos Serviços Públicos (Aserpa), além de não ter executado os investimentos necessários para a ampliação do sistema de abastecimento de água e esgotamento.
A partir da data de publicação do decreto no Diário Oficial, a Agespisa terá o prazo de 30 dias para realizar a transição dos serviços de água e esgoto para a administração municipal de Parnaíba. Devido a isso, também foi assinado o decreto nº166/2018 pelo prefeito Mão Santa, que institui estado de emergência no município pelo período de 180 dias, onde a Prefeitura Municipal poderá contratar empresas para prestar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário sob o regime de permissão.
Por conta do decreto municipal, a Agespisa está impedida de realizar reajuste das taxas e tarifa de água, além de não poder demitir funcionários e nem impedir o processo de transição.
Conforme comunicado divulgado no site da Prefeitura de Parnaíba, o prefeito Mão Santa afirma que a empresa tinha conhecimento dos processos administrativos que foram instaurados e que foi dada oportunidade de ampla defesa ao órgão, sendo que a decisão de reincidir o contrato não foi arbitrária.
Confira o comunicado divulgado pela Prefeitura de Parnaíba na íntegra:
- Foto: Divulgação/Prefeitura de Parnaíba
-
Banco de Alimentos da Ceasa em Teresina atinge 1,5 milhão de frutas e verduras
De acordo com a Ceasa, as frutas e verduras, provenientes das sobras (que ainda podem ser aproveitadas) da feira e doadas pelos permissionários, garantem segurança alimentar -
Defesa Civil contabiliza mais de 180 antendimentos no 1º trimestre em Teresina
De acordo com a prefeitura, houve um aumento gradual ao longo do trimestre. -
Acusado de matar grávida e retirar feto é condenado a 26 anos de prisão no Piauí
O feminicídio aconteceu em novembro de 2020, quando a vítima identificada como Sara Caroliny Borges Gomes da Silva tinha 15 anos e estava grávida de sete meses. -
Rafael Fonteles decreta situação de emergência em 129 municípios devido à`seca
O decreto nº 23.699/95 foi publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (3), com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado. -
Operação do Imepi fiscaliza postos de combustíveis por fraude na bomba em Teresina
A ação foi conduzida pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e identificou irregularidades em oito desses estabelecimentos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir