MPF quer afastamento do diretor da Maternidade Evangelina Rosa
A ação tem como base um inquérito que apurou precariedades na unidade de saúde. Ministério Público Federal do Piauí fez a solicitação à Justiça Federal.
O Ministério Público Federal do Piauí solicitou à Justiça Federal o imediato afastamento do diretor-geral da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), Francisco de Macedo Neto. A ação de autoria do procurador da República Kelston Pinheiro Lages, tem como base os fatos apurados inquérito civil público que informam sobre o mais absoluto estado de precariedade, no que diz respeito ao funcionamento da unidade. A ACP foi assinada no dia 12 de dezembro de 2018.
Para o MPF, todas as irregularidades que comprometem a assistência à saúde da população, que depende exclusivamente dos serviços prestados pela maternidade, jamais foram devidamente sanadas. Segundo ele, a atual direção não providenciou a adoção de medidas concretas e efetivas para alcançar o regular funcionamento.
No último dia 20, o Conselho Regional de Medicina do Piauí decretou a interdição da Maternidade visando a preservação da dignidade do atendimento à população e a segurança do ato médico, salvaguardando a vida de crianças e gestantes.
Para o procurador da República Kelston Lages, “a situação do diretor se tornou insustentável diante do descalabro administrativo”. Ele critica a inércia e desobediência às recomendações expedidas para reparar ou amenizar tal situação, que tem ceifado vidas, e elevado o número de óbitos.
O MPF requer que, após afastamento de Francisco Macedo, seja determinado imediatamente ao novo gestor que cumpra as determinações da Justiça, especialmente no sentido de prover os estoques com medicamentos, insumos e materiais necessários aos procedimentos para garantia da saúde dos usuários do SUS.
Teresina
Piauí
Maternidade Dona Evangelina Rosa
Ministério Público Federal - MPF
Justiça Federal
-
Defesa Civil contabiliza mais de 180 antendimentos no 1º trimestre em Teresina
De acordo com a prefeitura, houve um aumento gradual ao longo do trimestre. -
Acusado de matar grávida e retirar feto é condenado a 26 anos de prisão no Piauí
O feminicídio aconteceu em novembro de 2020, quando a vítima identificada como Sara Caroliny Borges Gomes da Silva tinha 15 anos e estava grávida de sete meses. -
Rafael Fonteles decreta situação de emergência em 129 municípios devido à`seca
O decreto nº 23.699/95 foi publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (3), com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado. -
Operação do Imepi fiscaliza postos de combustíveis por fraude na bomba em Teresina
A ação foi conduzida pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e identificou irregularidades em oito desses estabelecimentos. -
Made In Piauí: plataforma é lançada para impulsionar produtos locais nomercado digital
O objetivo é valorizar a produção local e ampliar a visibilidade de produtos com identidade piauiense ao mercado digital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir