ANS define reajuste de até 9,63% nos planos de saúde individuais
O reajuste, anunciado pela ANS nesta segunda-feira (12), valerá para planos individuais e familiares até 2024
Nesta segunda-feira (12), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de forma unânime, autorizou o reajuste em até 9,63% nos preços dos planos de saúde individuais e familiares.
De acordo com a ANS, a mudança vigora em contratos com vencimento do dia 01 de maio deste ano a 30 de abril de 2024. O reajuste é menor que os 12% projetados pela Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge).
O presidente da Agência, Paulo Rebello, informou que as operadoras podem aplicam um valor abaixo do reajuste, porém estão proibidas de passar dos 9,63%. Segundo o gestor, o cálculo é feito com base na variação das despesas assistenciais obtidas no ano de 2022 em relação à 2021.
Conforme a ANS, 8,9 milhões de usuários dos planos individuais e familiares serão atingidos, representando 17,6% dos conveniados no Brasil. O reajuste vale para assinaturas feitas desde janeiro de 1999 e as operadoras poderão aplicar o aumento a partir da data de aniversário da contratação.
A Agência afirmou que o valor atuará de junho deste ano até maio de 2024. O maior aumento histórico dos planos de saúde foi constatado em 2022, quando a ANS autorizou o acréscimo de 15,5%.
Cálculo
O coordenador do modelo econômico-financeiro dos produtos da ANS, Heitor Franco, explica que para chegar no percentual de reajuste, as despesas assistenciais são baseadas com o índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação.
A ANS afirma que os elementos do Índice de Valor das Despesas Assistenciais (IVDA), aumentaram 12,69% quando analisado. O valor dos convênios médicos caiu em razão da diminuição nos custos das operadoras.
Na análise da Agência, o índice de variação conforme a idade dos clientes, terminou em 0,74%. O final do cálculo se soma aos 5,73% do IPCA Expurgado, isto é, sem levar em conta a taxa de custos do plano de saúde do resultado final do índice.
Com informações do R7
Agência Nacional de Saúde Complementar
-
Enem dos Professores: prazo para adesão das redes de ensino termina nesta quarta
A avaliação será aplicada anualmente e tem como objetivo auxiliar na contratação de professores por meio de concursos públicos e seleções simplificadas. -
Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
O período para pedir a isenção começou nesta segunda-feira (14) e segue até o dia 25 de abril pela Página do Participante. -
Ponte Metálica que liga Teresina e Timon segue interditada após derramamento de óleo
A liberação só ocorrerá após a conclusão da limpeza completa e de uma avaliação técnica sobre a estrutura da ponte. -
Prefeito de Timon recebe Wellington Dias para adesão ao programa federal
A solenidade vai acontecer nesta sexta-feira (11) no Ginásio Francisco Carlos Jansen, com a presença de autoridades municipais. -
Rafael Fonteles lança plano para fortalecer prevenção e resposta a desastres naturais
O Pepdec é estruturado em três eixos principais: prevenção e mitigação, preparação e resposta, e reconstrução e recuperação.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir