Viagora

Denúncias de crimes na internet com discurso de ódio crescem em 2022

Esse foi o maior número de denúncias de crimes de discurso de ódio em ambiente virtual que a organização recebeu desde o ano de 2017.

No ano de 2022, mais de 74 mil denúncias de crimes envolvendo discurso de ódio pela internet foram encaminhadas para a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos da Safernet, organização de defesa dos direitos humanos em ambiente virtual.

Esse foi o maior número de denúncias de crimes de discurso de ódio em ambiente virtual que a organização recebeu desde o ano de 2017 apresentando aumento de 67,7% em relação a 2021.

Dentre os crimes de discurso de ódio, o que apresentou o maior aumento foi a xenofobia, que é o preconceito, intolerância ou violência contra estrangeiros ou determinado povo. A xenofobia apresentou aumento de 874% entre 2021 e 2022, com 10.686 denúncias relatadas. Já em 2021,, foram 1.097 denuncias de xenofobia na internet.

A segunda posição é ocupada pela intolerância religiosa aparece na segunda posição com crescimento de 456% no período, seguido pela misoginia ou opressão às mulheres, com um aumento de 251% entre 2021 e 2022.

Além desses, todos os demais crimes relacionados a discurso de ódio na internet também cresceram, com exceção do neonazismo, que caiu 81,6% em 2022 em relação ao ano anterior. Porém, a queda não significa que o crime venha caindo no país. “A redução significa que boa parte da atividade das células neonazistas no Brasil migrou da web aberta para ambientes mais fechados, como aplicativos de troca de mensagens e fóruns na deep web", explicou Thiago Tavares, diretor-presidente da Safernet.

O levantamento mostra que as denúncias de crimes de ódio na internet tendem a apresentar maior crescimento em anos de eleição no Brasil. Nos anos seguintes às eleições, eles tendem a apresentar ligeira melhora, mas voltam a crescer em anos eleitorais.

Em caso de crimes de ódio a vítima ou denunciante pode entrar em contato com a Central de Denúncias e um Canal de Ajuda da Safernet, que auxilia e tira dúvidas dos usuários da internet.

Com informações da Agência Brasil.

Mais conteúdo sobre:

Denúncia

Facebook
Veja também