Viagora

Declarações do Imposto de Renda na malha fina chegam a 1,03 milhão

De acordo com a receita, o número equivale a 2,7% das 38.188.642 declarações do exercício deste ano, enviados no período de março a setembro.

Nessa quinta-feira (22), a Receita Federal do Brasil divulgou que cerca de 1.032.279 declarações do Imposto de Renda foram retidas, em 2022.

De acordo com a receita, o número equivale a 2,7% das 38.188.642 declarações do exercício deste ano, enviados no período de março a setembro. O órgão informa também que cerca de 811.782 declarações retidas têm imposto para ser restituído.

Ainda de acordo com a Receita Federal 198.541, corresponde cerca de 19,2%, tem imposto a pagar, e 2,1%, correspondendo a 2,1%, estão com saldo zero. O órgão informa que a principal causa de declarações serem retidas foi ocasionada pela omissão de rendimento.

Segundo a Receita Federal, as omissões foram a respeito de estão salários, ações judiciais e rendimento de aluguel. Também é informado que o segundo motivo de retenção de receita foi problemas de dedução, como gastos médicos, contribuições para a previdência oficial ou previdência privada e pagamento de pensão alimentícia, sendo cerca de 28,6%.

Ainda segundo a receita, outras divergências que representam cerca de 21,9% das retenções, são valores de Imposto de Renda retidos na fonte e declarado pela pessoa física e itens relacionados a declaração.

Conforme a Receita Federal, cerca de 7,6% das retenções de receitas foram ocasionadas por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão ou imposto complementar.

con informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também