Lei que altera funcionamento da Célula de Produto Rural é sancionada
A lei atualiza normas que permitem maior agilidade na contratação, assinatura, constituição e registro, levando em conta o aumento de emissões de Cédulas de Produto Rural (CPR) e ampliação do FGS.
Nesta quinta-feira (21), foi sancionada a lei que estende o uso de Fundos Garantidores Solidários (FGS) em operações financeiras de atividades empresariais rurais, de forma a garantir títulos rurais como a Cédula de Produto Rural (CPR) e o Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA).
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), a lei atualiza normas que permitem maior agilidade na contratação, assinatura, constituição e registro, levando em conta o aumento de emissões de Cédulas de Produto Rural (CPR) e ampliação do FGS.
Ainda de acordo com a Secom, o Fundo Garantidor de Solidário, poderá garantir operações de consolidação e renegociação de Dívidas, por produtores rurais que deixarem de ser pagas por imprevistos.
Segundo a Secom, a lei sofreu vetos realizados pela presidência como a possibilidade Cédulas de Produto Rural (CPR), lastrearem qualquer instrumento do agronegócio, além de o veto onde determinava que caso o crédito não fosse utilizado pela pessoa jurídica até o final de cada trismestre-calendário, pode efetuar a compensação com qualquer tributo administrado pela Receita Federal do Brasil.
Conforme a Secom, o FGS foi criado por produtores rurais, como garantia complementar de empréstimos e financiamentos. A nova lei visa simplificar a classificação de cotas do patrimônio, eliminando percentuais mínimos para a constituição de diferentes tipos de cotas. A lei sancionada permite ao agricultor, o uso da assinatura eletrônica para emitir penhor rural de Certificado de Depósito Agropecuário (CDA) e do Warrant Agropecuário (WA).
Brasil
Governo Federal
-
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 50 milhões
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa. -
Enem dos Professores: prazo para adesão das redes de ensino termina nesta quarta
A avaliação será aplicada anualmente e tem como objetivo auxiliar na contratação de professores por meio de concursos públicos e seleções simplificadas. -
Começa prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
O período para pedir a isenção começou nesta segunda-feira (14) e segue até o dia 25 de abril pela Página do Participante. -
Ponte Metálica que liga Teresina e Timon segue interditada após derramamento de óleo
A liberação só ocorrerá após a conclusão da limpeza completa e de uma avaliação técnica sobre a estrutura da ponte. -
Prefeito de Timon recebe Wellington Dias para adesão ao programa federal
A solenidade vai acontecer nesta sexta-feira (11) no Ginásio Francisco Carlos Jansen, com a presença de autoridades municipais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir