INSS muda regra e tem possibilidade de conceder benefício sem perícia
A medida, editada pelo presidente da República Jair Bolsonaro, diminuirá o tempo de espera nas filas para agendar a perícia médica, pois o auxílio-doença deve passar a ser ofertado sem o procedimento.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma Medida Provisória que facilitará a obtenção dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e diminuirá o tempo de espera nas filas para agendar a perícia médica, pois o auxílio-doença deve passar a ser ofertado sem necessidade de apresentar o procedimento.
Conforme a documento, outra alteração será na concessão da incapacidade de trabalho que poderá ser comprovada somente com laudo ou atestado médico.
Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, a medida tem o objetivo de contribuir no enfrentamento aos efeitos provocados pela pandemia da covid-19. Isso porque se deve ao fato do fechamento de agências da Previdência Social, o tempo de espera de agendamento de perícia médica se elevou.
De acordo com o Governo Federal, em janeiro de 2020 o tempo de espera para fazer o agendamento era de 17 dias e atualmente a população fica até 66 dias esperando em filas para realizar o procedimento, por isso a medida também auxiliará na diminuição das filas para atendimento. Existe um estoque de 762 mil agendamentos pendentes que estão na fila da perícia médica.
O órgão informou ainda que a demora no tempo de espera gera um prejuízo para o beneficiário na garantia do Regime Geral de Previdência Social ou do Benefício de Prestação Continuada. Pois, os casos que necessitam da perícia médica são relacionados a incapacidade para o trabalho, invalidez ou deficiência.
Ainda segundo o documento, o MP prevê o auxílio-acidente que será incluso nos benefícios passíveis de revisão periódica mediante apresentação de exame médico pericial. As pessoas que recebem esse suporte também devem ser submetidas a exame médico a cargo da Previdência Social, processo de reabilitação profissional ou tratamento.
O ato ainda será editado pelo Ministério do Trabalho e Previdência com mais detalhes sobre a medida. Para se tornar lei, a Medida Provisória deve passar por apreciação na Câmara e no Senado, em um período de 120 dias, bem como ser sancionada pelo presidente Bolsonaro.
Com informações de R7
-
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Mais de 120 mil contribuintes receberão restituições que somam R$ 253,88 milhões; a consulta já está disponível. -
Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões na terça
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01, 12, 16, 17, 25 e 57. -
Alta do cacau impacta preços do chocolate e vendas na Páscoa
O amento ocorreu devido à quebra de safra em grandes produtores africanos que enfrentam ondas de calor e seca. -
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril
Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. -
Prazo para enviar declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda
Segundo a Receita Federal, espera-se receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir