Copom mantém juros básicos da economia em 13,75% ao ano
A taxa ainda continua no maior nível desde o início de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano.
A queda da inflação fez o Banco Central (BC) não mexer nos juros. O Comitê de Política Monetária (Copom), por unanimidade, manteve a taxa Selic, que é o juros básico da economia, em 13,75% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.
De acordo com o Copom, os juros serão mantidos pelo tempo necessário para segurar a inflação e julgou o nível adequado para lidar com as incertezas sobre a economia brasileira. O órgão, porém, não descartou a possibilidade de novos aumentos caso a inflação não caia como o esperado.
A taxa ainda continua no maior nível desde o início de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano. Essa é a segunda vez seguida que o BC não mexe na taxa, que permanece nesse nível desde agosto. O Copom já havia elevado a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e combustível.
Já de março a junho do ano passado, o Copom elevou a taxa em 0,75 ponto percentual em cada encontro. No início de agosto, o BC passou a aumentar a Selic em 1 ponto a cada reunião. Com a alta da inflação e o agravamento das tensões no mercado financeiro, a Selic foi elevada em 1,5 ponto de outubro do ano passado até fevereiro deste ano. O Copom promoveu dois aumentos de 1 ponto, em março e maio, e dois aumentos de 0,5 ponto, em junho e agosto.
Antes do ciclo de alta iniciar, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, o nível mais baixa da série histórica iniciada em 1986. Por causa da contração econômica gerada pela pandemia de covid-19, o Banco Central tinha derrubado a taxa para estimular a produção e o consumo. A taxa ficou no menor nível da história de agosto de 2020 a março de 2021.
Com informações da Agência Brasil
Banco Central
Brasil
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir