TCU aponta irregularidades no uso de passagens por ministros do STF
A equipe técnica do Tribunal analisou uma representação da Câmara dos Deputados e entendeu que houve irregularidades no uso do benefício por parte do STF.
O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o Supremo Tribunal Federal (STF) dê publicidade e restrinja o uso de bilhetes aéreos por parte dos ministros, servidores e colaboradores da Corte.
A determinação veio após o TCU receber uma representação da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Ao analisar a representação, o Tribunal entendeu que houve irregularidades no uso do benefício por parte do STF.
Entre as irregularidades encontradas está a concessão de passagens aéreas, em primeira classe, a cônjuges de ministros do Supremo entre 2009 e 2012. Em resposta ao TCU, o STF afirmou que o problema teria sido sanado por uma resolução que entrou em vigor em 2015.
A equipe técnica do Tribunal ainda encontrou outras irregularidades, como a ausência de informações sobre o uso dos bilhetes no site oficial do Supremo e a compra de passagens com dinheiro público para que os ministros da Corte exercessem atividades de magistério de “natureza estritamente particular”.
Notificação
Em sessão realizada nessa quarta-feira, 31 de julho, os ministros do TCU decidiram notificar o Supremo, para que a Corte “adote as providências necessárias, se ainda não o fez, para, no prazo de até 90 (noventa) dias, a contar da ciência deste Acórdão, disponibilizar na página do STF na Internet as informações sobre concessão de passagens aéreas aos respectivos ministros, incluindo aquelas custeadas por meio de cotas para fins de representação institucional (extrato de despesas mensais por autoridade), em conformidade com o disposto no art. 8o, §1o, inciso III, e §2o, da Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação)”.
Tribunal de Contas da União - TCU
Supremo Tribunal Federal - STF
-
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Mais de 120 mil contribuintes receberão restituições que somam R$ 253,88 milhões; a consulta já está disponível. -
Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões na terça
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01, 12, 16, 17, 25 e 57. -
Alta do cacau impacta preços do chocolate e vendas na Páscoa
O amento ocorreu devido à quebra de safra em grandes produtores africanos que enfrentam ondas de calor e seca. -
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril
Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. -
Prazo para enviar declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda
Segundo a Receita Federal, espera-se receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir