Moro é convidado a prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados
A ida do ministro foi proposta pelo deputado Rogério Costa (PT-MG). Por tratar-se de um convite, o ministro não é obrigado a comparecer.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, foi convidado a comparecer, na próxima terça-feira (25), à Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, para prestar esclarecimentos.
A ida do ministro foi proposta pelo deputado Rogério Costa (MG), vice-líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara.
Todavia, Moro não é obrigado a comparecer, devido se tratar de um convite e não de uma convocação.
Mensagens divulgadas nas últimas semanas pelo site The Intercept Brasil mostram supostas conversas do ministro com o procurador-chefe da Lava Jato, Deltan Dallagnol, lançando suspeitas de imparcialidade do então juiz Moro na operação.
Rogério Correia alega que as conversas divulgadas mostram que Moro orientou os procuradores da República em diversas fases da Lava Jato, o que não é permitido por lei, ferindo o princípio da imparcialidade previsto na Constituição Federal e no Código de Ética da Magistratura.
“Nas mensagens o então juiz federal foi muito além do papel que lhe cabia. Moro sugeriu ao procurador que trocasse a ordem de fases da Lava Jato, cobrou agilidade em novas operações, deu conselhos estratégicos e pistas informais de investigação, criticou e sugeriu recursos ao Ministério Público e deu broncas em Dallagnol, como se ele fosse um superior hierárquico dos procuradores e da Polícia Federal”, critica Correia.
Senado
Na última quarta-feira (19), Moro esteve no Senado falando sobre as mensagens e rebateu a acusação de que agiu de forma parcial na operação Lava Jato com números. Segundo ele, foram 90 denúncias, 45 sentenças e 44 recursos interpostos pelo Ministério Público. De 291 acusados, 211 foram condenados e 63 absolvidos, o que demonstra não ter havido convergência de ações.
Com informações da Agência Câmara.
Sérgio Moro
Câmara dos Deputados
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir