Bolsonaro veta isenção de cobrança de bagagem para voos domésticos
Segundo o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, o veto se deu por razões de interesse público e violação ao devido processo legislativo.
Nesta segunda-feira, 17 de junho, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), vetou a regulamentação de franquia de bagagem inserida por emenda parlamentar na tramitação da Medida Provisória (MP) 863.
A MP, que foi apresentada ainda pelo governo de Michel Temer, autoriza até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas e foi aprovada pelo Congresso Nacional em maio deste ano.
Os deputados incluíram no texto original da MP a volta da franquia mínima de bagagem no transporte aéreo doméstico e internacional. De acordo com o destaque, que foi vetado por Jair Bolsonaro, o passageiro poderia levar, sem cobrança adicional, uma mala de até 23 kg nas aeronaves a partir de 31 assentos. Essa é a mesma franquia existente à época em que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) editou resolução permitindo a cobrança.
Na Câmara dos Deputados, parlamentares contrários à volta da franquia alertaram para o fato de que o setor tem liberdade tarifária, o que implicaria no aumento do valor das passagens. Os deputados que votaram a favor da volta da franquia destacaram que o argumento de diminuição do preço para justificar a cobrança pelo despacho de malas não se concretizou desde 2017.
O porta-voz da Presidência, Otávio Rego Barros, disse que a decisão do presidente foi tomada analisando vários aspectos, por razões de interesse público e suas consequências para o mercado nacional e que não há existe previsão da emissão de outra medida provisória. A partir do veto o tema continua sendo objeto da resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Com informações da Agência Brasil.
-
Enem 2025: edital é publicado e inscrições começam em 26 de maio
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil, com exceção das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba. -
Acidente entre carreta e carro deixa duas pessoas mortas em Timon
De acordo com informações da polícia, o acidente aconteceu na tarde dessa sexta-feira (23). -
Receita Federal libera nesta sexta-feira consulta ao maior lote de restituição
De acordo com os dados, mais de 6,3 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões; pagamento será feito em 30 de maio -
Padre Chrystian Shankar se recusa a batizar bebês reborn
O padre Chrystian, influenciador digital com mais de 3,6 milhões de seguidores, viralizou ao publicar uma nota sobre o assunto. -
Gessy Lima fala sobre “febre” dos bebês reborn e defende relações reais
A ex-secretária municipal fez um apelo para que as pessoas não fujam das relações humanas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir