Governo irá discutir sobre inteligência artificial em pesquisa
Estão sendo analisadas as experiências de quase 30 países. Após a consulta pública, a estratégia será publicada como uma política nacional para o setor.
Com o objetivo de colher opiniões de empresários e gestores públicos sobre quais políticas públicas devem ser adotadas pelo Estado para o uso da inteligência artificial, o governo federal deve lanças até o fim do ano consultas públicas. A estratégia está sendo elabora pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC).
- Foto: Divulgação/MCTICFachada do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Durante a 5ª Semana de inovação, a representante do MCTIC, Karla Cavalcante, informou que estão sendo analisadas as experiências de quase 30 países. Após a consulta pública, a estratégia será publicada como uma política nacional para o setor.
“Estamos cada vez mais colocando órgãos e entidades privadas. A tendência é que cada vez mais a gente vá construindo esse documento com todo mundo. E a consulta pública vai dar oportunidade para cada profissional ou pesquisador que trabalha com o tema de colocar suas opiniões”, comenta Karla.
Para o representante do Tribunal de Contas da União (TCU), Wesley Vaz, é importante fortalecer a formação das carreiras relacionadas à área. Segundo ele, os egressos dos cursos de ciência da natureza e tecnologia são 8% menores do que a média da organização – dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O chefe de Inteligência artificial da empresa Neoway, Ricardo Fernandes, fala que faltam trabalhadores com qualificação na área de inteligência artificial. “Muitas vezes as empresas ficam brigando por poucos engenheiros. E outros acabam saindo do país, pois recebem em outra moeda e ganham benefícios”, comentou.
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir