Petrobras reduz em 5% preço de gás de cozinha em refinarias
A medida faz parte da nova metodologia que inclui ajustes trimestrais.
A Petrobras anunciou uma modificação do reajuste do preço do gás de cozinha (GLP), que ocorrerá de forma trimestral, sendo alterado no dia 05 do início de cada trimestre. A estatal também aplicou uma regra de transição, que determina a redução em 5% o preço do GLP vendido em refinaria a partir desta sexta-feira (19). O valor é baseado nas médias das cotações internacionais e do câmbio de 01 a 12/01/2018.
O reajuste se restringe as refinarias da estatal, portanto não corresponde ao mesmo reajuste que os revendedores irão praticar nas vendas do produto. Assim, o reajuste pode ou não refletir no preço final aos consumidores. Após a redução, o preço médio de GLP residencial praticado nas refinarias e sem tributos corresponderá a R$ 23,16 por botijão de 13kg.
- Foto: Divulgação/Agencia BrasilPetrobras registra lucro d 4,8 bilhões no primeiro semestre.
O objetivo do reajuste é “suavizar os repasses da volatilidade dos preços ocorridos no mercado internacional para o preço doméstico”. A empresa acredita que os novos critérios permitirão manter o preço do produto referenciado com o mercado internacional e reduzir os efeitos de amentos concentrados em fim de ano, devido a sazonalidade do GLP. A referência ao continua sendo o preço do butano e propano comercializado no mercado europeu, com a inclusão de margem de 5 pontos percentuais.
O período de apuração das cotações internacionais e do câmbio que definirão os percentuais de ajuste será a média dos doze meses anteriores ao período de vigência e não mais a variação mensal.
As Reduções ou elevações de preços superiores a 10% devem ser autorizadas pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços. A organização é composta pelo presidente da Petrobras e pelos diretores de Refino e Gás Natural e Financeiro e de Relacionamento com Investidores.
Nestes casos, a data de aplicação dos ajustes (dia 05) pode ser modificada. Caso o índice de reajuste seja muito elevado, o GEMP poderá decidir não aplicá-lo integralmente, ficando a diferença para compensação conforme mecanismo adiante detalhado.
O plano inclui ainda a criação de um mecanismo de compensação que permitirá comparar os preços praticados segundo esta nova política e os preços que seriam praticados de acordo com a política anterior. As diferenças acumuladas em um ano, ajustadas pela taxa SELIC, serão compensadas por meio de uma parcela fixa acrescida ou deduzida aos preços praticados no ano seguinte.
Petrobras
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir