CNJ autoriza uso do WhatsApp para intimações judiciais
O objetivo é desburocratizar processos do Poder Judiciário. O uso é facultativo e apenas válida para a realização de intimações.
A utilização do aplicativo WhatsApp para intimações judiciais foi aprovado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com objetivo de desburocratizar processos do Poder Judiciário. Havia decisão anterior da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) que proibia o uso, mas foi contestada pelo colegiado, em decisão unânime.
O uso de aplicativos para atos processuais vale somete às partes que aderirem aos termos da portaria, ou seja, o uso é facultativo e apenas válida para a realização de intimações.
O uso da ferramenta, de acordo como o CNJ, foi iniciado em 2015 e se baseou em uma portaria elaborada pelo Juizado Especial Cível e Criminal de Piracanjuba, em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil daquela cidade.
Relatora do processo, a conselheira Daldice Santana, ressaltou que o uso da ferramenta tem amparo legal e é uma inovação. “O projeto inovador [...] encontra-se absolutamente alinhado com os princípios que regem a atuação no âmbito dos juizados especiais, ele não apresenta vícios”, considerou em seu voto.
A portaria prevê que, se a confirmação do recebimento da mensagem não ocorra no mesmo dia do envio, a intimação deverá ser feita da forma convencional.
Conselho Nacional de Justiça
-
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Mais de 120 mil contribuintes receberão restituições que somam R$ 253,88 milhões; a consulta já está disponível. -
Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões na terça
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01, 12, 16, 17, 25 e 57. -
Alta do cacau impacta preços do chocolate e vendas na Páscoa
O amento ocorreu devido à quebra de safra em grandes produtores africanos que enfrentam ondas de calor e seca. -
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril
Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. -
Prazo para enviar declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda
Segundo a Receita Federal, espera-se receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir