Viagora

Sesapi vai intensificar campanha de aleitamento materno no Piauí

Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) fez ação pelo Dia Mundial de Aleitamento Materno.

Os frequentadores do Parque Potycabana tiveram, na tarde dessa segunda-feira (19), a oportunidade de presenciar uma ação da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), pelo Dia Mundial de Aleitamento Materno. Durante a programação, mais de 20 mães, profissionais de saúde, pais e crianças, puderam ouvir musica ao vivo e presenciar faixas e camisetas alusivas ao tema para conscientizar a população sobre a doação de leite humano.

Durante o evento, três mães receberam premiação por se destacarem na doação de leite humano. O 1º lugar ficou com Iranildes Maria Bezerra com 32,7 litros doados. Em 2º lugar, Eva Regina da Silva Santos, com 7,5 litros e em 3º lugar Suênia Vieira Mesquita, com 6,3 litros doados.

De acordo com Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite da MDER, ações de conscientização reforçam a importância nutricional do aleitamento exclusivo no seio, até pelo menos os seis meses de vida.

"A amamentação reflete boa imunidade não só nos primeiros anos de vida, mas nas repercussões da saúde futura. O secretário de Saúde, Mirócles Veras, já nos assegurou que novas campanhas serão veiculadas para sensibilizar a sociedade sobre a importância de doar leite materno", destacou Vanessa Paz.

No Piauí, a proposta é uma iniciativa do Ministério da Saúde, Comitê Estadual de Aleitamento Materno, Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Fundação Municipal de Saúde (FMS). Durante toda tarde, os participantes também puderam ouvir parodias relacionadas ao tema e ainda aprender sobre a importância do aleitamento materno. Além de informações, tendas com maquiagem e com lanche para as mães. O evento também contou com apresentações de shows musicais.

A doméstica Jade Moraes Alves, que amamenta o pequeno Miguel, de quatro meses, afirma que o recém-nascido já se mostra bem feliz quando recebe o complemento da alimentação do peito. “Eu quero continuar dando leite materno até que ele passe a crescer saudável. Gostei de ver que muitas pessoas ainda se preocupam com mães que precisam deste alimento essencial para os nossos pequenos”, frisou.

Atualmente o Banco de Leite Estadual recebe, por dia, 4 litros de leite, sendo que o essencial para manter cerca de 50 recém-nascidos prematuros é, pelo menos, de oito litros/dia. De acordo com o Comitê Estadual de Aleitamento Materno, 14% dos bebês que nascem nas maternidades de Teresina são prematuros e, por isso, precisam das doações constantemente.

“Todos nós, mães doadoras, receptoras e profissionais de saúde estamos de parabéns neste dia, pois salvar vidas com gestos como estes, de doação, é algo impagável, mas é preciso que a sociedade também saiba da importância de outras mães doarem leite nas maternidades, para assim continuarmos alimentando aqueles prematuros que tanto precisam do leite materno”, ressaltou a diretora do Comitê Estadual de Aleitamento Materno, Carmem Viana.
Facebook
Veja também