Viagora

Promotor de Justiça fala sobre o combate à violência contra a mulher em sessão solene da Assembléia

O Promotor de Justiça cobrou a implementação de políticas públicas que atinjam toda a sociedade, principalmente no combate às drogas, que muitas vezes incitam o

O Promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima representou a Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, durante sessão solene da Assembléia Legislativa realizada hoje (06/03) em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março. O ato foi proposto pela deputada Flora Izabel, e teve como tema "Compromisso e atitude no enfrentamento à violência contra a mulher". A deputada chamou a atenção para as mulheres que são agredidas moral e fisicamente todos os dias no país. "Embora tenhamos uma legislação muito avançada e as mulheres tenham chegado a posições de destaque na sociedade, mais de 500 mulheres foram estupradas só no ano passado", disse ela.
Imagem: Divulgação Promotor de Justiça Francisco de Jesus (Imagem:Divulgação) Promotor de Justiça Francisco de Jesus

Francisco de Jesus, que atua junto ao Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), garante que o Ministério Público se compromete na luta contra a violência. O Promotor de Justiça cobrou a implementação de políticas públicas que atinjam toda a sociedade, principalmente no combate às drogas, que muitas vezes incitam os homens à agressão. "É preciso ainda que seja desenvolvido um trabalho de educação e conscientização para a valorização da mulher", disse. O representante do Ministério Público também convidou todos para o evento que será promovido pelo NUPEVID na sexta-feira, 08 de março. A partir das 8h, a equipe estará na Praça Pedro II para prestar serviços de orientação aos cidadãos. Às 11h, será realizada uma caminhada em defesa dos direitos da mulher, partindo da praça até a sede do Juizado da Violência Doméstica Contra a Mulher (localizado na frente do Palácio de Karnak).

Também participaram da solenidade: a Conselheira Lílian Martins, do Tribunal de Contas do Estado; a Delegada Vilma Alves; o Desembargador Othon Lustosa, que representou a presidente do Tribunal de Justiça, Eulália Pinheiro; Maria Castelo Branco, coordenadora do Serviço de Apoio à Mulher Vítima de Violência Sexual (SAMVIS); Sônia Terra, diretora de Unidade de Políticas Públicas para a Mulher; Verônica Acioly, Defensora Pública do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência; Maria da Cruz Reis e Jesus Lima, representado os Conselhos Estadual e Municipal de Direitos da Mulher.

A delegada Vilma Alves rendeu atenção especial ao problema do estupro, que "atinge a alma da mulher". O discurso foi complementado pela fala da coordenadora do SAMVIS, que prestou uma informação preocupante: 80% das mulheres atendidas pelo serviço tem menos de 18 anos. Em 2012, o SAMVIS atendeu a 462 mulheres vítimas de estupro. No início deste ano, já foram 77.
Mais conteúdo sobre:

Violência

Facebook
Veja também