Facebook terá que obter permissão do usuário antes de compartilhar informações privadas
Em novembro de 2011, a FTC e o Facebook chegaram a um princípio de acordo para corrigir a situação, um compromisso que foi aprovado em definitivo nesta sexta-fe
A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira que chegou a um acordo que obrigará o Facebook a obter permissão expressa de seus usuários antes de compartilhar informações privadas.
Em 2011, a FTC havia recriminado a empresa de Mark Zuckerberg por considerar que enganava "os consumidores ao dizer que podiam manter as informações privadas e depois permitir repetidamente que se tornassem públicas".
A queixa do órgão federal foi concentrada em oito práticas referentes ao tratamento de privacidade na rede social, entre elas a falta de transparência das ferramentas nas quais os usuários controlam e compartilham como idade, localização, interesses e atualizações.
Em novembro de 2011, a FTC e o Facebook chegaram a um princípio de acordo para corrigir a situação, um compromisso que foi aprovado em definitivo nesta sexta-feira.
O pacto exige que o Facebook tome várias medidas para assegurar que "dará aos consumidores um aviso claro e obterá o consentimento expresso antes de compartilhar as informações", segundo informa a FTC.
A rede social se comprometeu a ter um programa de privacidade completo para proteger as informações dos usuários e ser submetida a auditorias sobre privacidade a cada dois anos por uma entidade independente.
O Facebook terá que pagar penas de US$ 16 mil (R$ 33 mil) cada vez que for detectado o descumprimento do pacto estipulado com a FTC.
Em 2011, a FTC havia recriminado a empresa de Mark Zuckerberg por considerar que enganava "os consumidores ao dizer que podiam manter as informações privadas e depois permitir repetidamente que se tornassem públicas".
A queixa do órgão federal foi concentrada em oito práticas referentes ao tratamento de privacidade na rede social, entre elas a falta de transparência das ferramentas nas quais os usuários controlam e compartilham como idade, localização, interesses e atualizações.
Em novembro de 2011, a FTC e o Facebook chegaram a um princípio de acordo para corrigir a situação, um compromisso que foi aprovado em definitivo nesta sexta-feira.
O pacto exige que o Facebook tome várias medidas para assegurar que "dará aos consumidores um aviso claro e obterá o consentimento expresso antes de compartilhar as informações", segundo informa a FTC.
A rede social se comprometeu a ter um programa de privacidade completo para proteger as informações dos usuários e ser submetida a auditorias sobre privacidade a cada dois anos por uma entidade independente.
O Facebook terá que pagar penas de US$ 16 mil (R$ 33 mil) cada vez que for detectado o descumprimento do pacto estipulado com a FTC.
Mais conteúdo sobre:
Facebook
Facebook
Veja também
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir