Deputados Federais do Piauí serão empossados nesta quarta-feira
Além da posse, a data marca também uma sessão destinada à eleição do novo presidente da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.
Nesta quarta-feira (01), os 513 deputados federais que foram eleitos em outubro de 2022 serão empossados em sessão solene que deve ser iniciada às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, em Brasília. Além da posse, uma sessão destinada à eleição do novo presidente da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.
Já na quinta-feira (02), uma sessão solene será feira para inaugurar os trabalhos legislativos da legislatura atual. Conforme a Câmara, os blocos partidários definem a composição da Mesa. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Tais cargos são repartidos entre os partidos, integrantes de cada bloco, que podem optar também por não integrar nenhum grupo.
Os blocos formados no dia 1º de fevereiro valem para a distribuição das presidências e da composição das comissões pelos quatro anos da legislatura. No caso da eleição da Mesa, novos blocos podem ser formados.
Ainda segundo a Câmara, o andamento do pleito é coordenado pelo deputado mais idoso e com o maior número de legislaturas. É preciso a presença de pelo menos 257 deputados para que a votação seja iniciada.
Na ocasião, cada deputado registrará de uma vez só seus 11 votos, que traz as fotos dos candidatos. O voto é secreto e realizado através de cabine eletrônica, assim como em eleições usuais.
Já apuração é feita por cargo, sendo iniciada pelo presidente da Câmara. O candidato, para ser eleito, precisa ser maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. Assim que o voto do novo presidente for apurado, os demais começarão a ser analisados, na ordem: dois vice-presidentes; quatro secretários; e quatro suplentes.
Piauí:
Os dez deputados federais eleitos pelo Piauí também participam do rito de posse. Dentre os nomes há novatos como Júlio Arcoverde (Progressistas) e Francisco Costa (PT) que assumem a cadeira pela primeira vez. Parlamentares também foram reeleitos como Flávio Nogueira (PT) e Marcos Aurélio Sampaio (PSD).
Rejane Dias foi eleita para mais um mandato na Casa, contudo foi indicada a uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e deixou a legislatura para assumir o cargo de conselheira em 13 de janeiro deste ano. Em seu lugar quem assumirá o parlamento federal será seu suplente Merlong Solano (PT).
Confira a lista com os deputados federais eleitos no Piauí:
Júlio Cesar (PSD)
Dr. Francisco (PT)
Castro Neto (PSD)
Merlong Solano (PT) em substituição a Rejane Dias
Júlio Arcoverde (PP)
Florentino Neto (PT)
Flávio Nogueira (PT)
Átila Filho (PP)
Jadyel da Jupi (PV)
Marcos Aurelio Sampaio (PSD)
Programação:
- 10 horas - posse
- 13 horas - fim do prazo para a formação de blocos parlamentares
- 14 horas - reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa
- 15h30 - fim do prazo para o registro das candidaturas e sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica
- 16h30 - início da sessão destinada à eleição da Mesa
Com informações da Agência Câmara de Notícias.
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir