Deputados Federais do Piauí serão empossados nesta quarta-feira
Além da posse, a data marca também uma sessão destinada à eleição do novo presidente da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.
Nesta quarta-feira (01), os 513 deputados federais que foram eleitos em outubro de 2022 serão empossados em sessão solene que deve ser iniciada às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, em Brasília. Além da posse, uma sessão destinada à eleição do novo presidente da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.
Já na quinta-feira (02), uma sessão solene será feira para inaugurar os trabalhos legislativos da legislatura atual. Conforme a Câmara, os blocos partidários definem a composição da Mesa. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Tais cargos são repartidos entre os partidos, integrantes de cada bloco, que podem optar também por não integrar nenhum grupo.

Os blocos formados no dia 1º de fevereiro valem para a distribuição das presidências e da composição das comissões pelos quatro anos da legislatura. No caso da eleição da Mesa, novos blocos podem ser formados.
Ainda segundo a Câmara, o andamento do pleito é coordenado pelo deputado mais idoso e com o maior número de legislaturas. É preciso a presença de pelo menos 257 deputados para que a votação seja iniciada.
Na ocasião, cada deputado registrará de uma vez só seus 11 votos, que traz as fotos dos candidatos. O voto é secreto e realizado através de cabine eletrônica, assim como em eleições usuais.
Já apuração é feita por cargo, sendo iniciada pelo presidente da Câmara. O candidato, para ser eleito, precisa ser maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. Assim que o voto do novo presidente for apurado, os demais começarão a ser analisados, na ordem: dois vice-presidentes; quatro secretários; e quatro suplentes.
Piauí:
Os dez deputados federais eleitos pelo Piauí também participam do rito de posse. Dentre os nomes há novatos como Júlio Arcoverde (Progressistas) e Francisco Costa (PT) que assumem a cadeira pela primeira vez. Parlamentares também foram reeleitos como Flávio Nogueira (PT) e Marcos Aurélio Sampaio (PSD).
Rejane Dias foi eleita para mais um mandato na Casa, contudo foi indicada a uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e deixou a legislatura para assumir o cargo de conselheira em 13 de janeiro deste ano. Em seu lugar quem assumirá o parlamento federal será seu suplente Merlong Solano (PT).
Confira a lista com os deputados federais eleitos no Piauí:
Júlio Cesar (PSD)
Dr. Francisco (PT)
Castro Neto (PSD)
Merlong Solano (PT) em substituição a Rejane Dias
Júlio Arcoverde (PP)
Florentino Neto (PT)
Flávio Nogueira (PT)
Átila Filho (PP)
Jadyel da Jupi (PV)
Marcos Aurelio Sampaio (PSD)
Programação:
- 10 horas - posse
- 13 horas - fim do prazo para a formação de blocos parlamentares
- 14 horas - reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa
- 15h30 - fim do prazo para o registro das candidaturas e sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica
- 16h30 - início da sessão destinada à eleição da Mesa
Com informações da Agência Câmara de Notícias.
-
Convocação de suplente da Tatiana Medeiros só ocorre após 60 dias, diz procurador
O procurador-geral da Câmara, Dr. Pedro Rycardo Couto da Silva, explicou que a situação da vereadora está sendo acompanhada pelo Poder Judiciário. -
Julgar por presunção é perigoso, diz Pedro Alcântara sobre Tatiana Medeiros
O vereador comentou sobre a prisão de Tatiana Medeiros pela Polícia Federal nesta quinta-feira (03) e seu afastamento de Câmara Municipal. -
Prisão da vereadora Tatiana Medeiros foi arbitrária, diz advogado de defesa
O advogado Edson Araújo se pronunciou sobre a prisão da vereadora Tatiana Medeiros no âmbito da segunda fase da Operação Escudo Eleitoral da Polícia Federal. -
Justiça afasta vereadora Tatiana Medeiros da Câmara de Teresina após operação da PF
A decisão do 1º juízo de Garantias da Justiça Eleitoral do Piauí foi determinada após indícios de que a campanha da vereadora teria sido custeada com recursos ilícitos advindos de facção. -
Estou sofrendo perseguição política, declara Tatiana Medeiros sobre PSB
A parlamentar comentou sobre a decisão do seu partido em afastá-la da secretaria-geral da comissão executiva da sigla.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir