Medida provisória prorroga vigência de Plano Nacional de Cultura até 2024
Esta é a segunda vez que o prazo de vigência do plano é prorrogado pelo governo federal.
Na última quinta-feira (7), a medida provisória nº 1.012, de 2020, que prorroga o Plano Nacional de Cultura (PNC), foi editada pelo presidente da República Jair Bolsonaro. O plano está em vigência desde o ano de 2010, e previa ações e diretrizes até 2020.
De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, o plano tem por fim o objetivo de orientar o desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais com vistas a garantir a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente no Brasil.
Conforme informações da secretaria, segundo a Lei nº 12.343, de 2010, o prazo de duração do Plano Nacional de Cultura é de doze anos, prazo este que já foi elastecido uma vez por força da Medida Provisória nº 1.012, de 2020, posteriormente convertida na Lei nº 14.156, de 2021. O Plano terá uma vigência de 14 anos, com a publicação dessa nova medida provisória.
É necessária a ampliação por mais dois anos, na necessidade de realização da Conferência nacional de Cultura e das conferências setoriais, as quais não ocorreram a tempo ante os eventos adversos que se sucederam nos últimos anos, entre eles, a pandemia da Covid-19, informa a secretaria.
Ainda de acordo com a Secretaria-Geral, a prorrogação é uma forma de evitar a descontinuidade do Plano Nacional de Cultura, aprovado na forma da Lei nº 12.343, de 2010, e, com isso, impedir prejuízos à gestão compartilhada da cultura em todo o território nacional.
-
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda
Mais de 120 mil contribuintes receberão restituições que somam R$ 253,88 milhões; a consulta já está disponível. -
Mega-Sena acumula e vai sortear prêmio de R$ 45 milhões na terça
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 01, 12, 16, 17, 25 e 57. -
Alta do cacau impacta preços do chocolate e vendas na Páscoa
O amento ocorreu devido à quebra de safra em grandes produtores africanos que enfrentam ondas de calor e seca. -
Aneel mantém bandeira tarifária verde de energia para abril
Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. -
Prazo para enviar declaração de Imposto de Renda começa nesta segunda
Segundo a Receita Federal, espera-se receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir