Eleições 2022: Nenhum eleitor poderá ser preso a partir desta terça
Segundo o Artigo 236, membros das mesas receptoras e fiscais de partido também não poderão ser detido ou presos durante o exercício de suas funções, “salvo caso de flagrante delito”.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou que a partir desta terça-feira (25), nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em casos de “flagrante delito” ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Também está prevista prisão para pessoas que impeçam o direito de pessoas transitarem. As medidas valem até 48 horas, após o segundo turno das eleições, conforme previsto no Código Eleitoral.
Segundo o Artigo 236, membros das mesas receptoras e fiscais de partido também não poderão ser detido ou presos durante o exercício de suas funções, “salvo caso de flagrante delito”.
De acordo com a legislação, nenhuma autoridade poderá, desde cinco antes e até 48 horas após o encerramento da eleição, “prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda por desrespeito a salvo-conduto de transitar livremente”.
Ainda segundo o Artigo, caso aconteça qualquer prisão, o detido deverá ser imediatamente conduzido à presença do juiz competente, a quem caberá verificar a ilegalidade da detenção. A ilegalidade confirmada, caberá o juiz relaxar a prisão e responsabilizar eventuais coautores da detenção.
Com informações Agência Brasil
Brasília
Distrito Federal
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Eleições 2022
Política
-
Deputados exigem mais rigor contra faltas injustificadas na Alepi
Durante debate no Plenário, o parlamentar destacou que existem muitos deputados faltosos que não justificam a ausência. -
Gracinha Mão Santa propõe vagas exclusivas para pessoas com autismo em estacionamento
O projeto de lei apresentado na Alepi também prevê a criação de creche para idosos e ações na área da saúde. -
MP pede que prefeita Laura Rosa exonere médico acusado de falsidade ideológica
O procurador municipal Jardel informou que a prefeitura acatou a recomendação do Ministério Público e a administração procedeu com a imediata exoneração do médico. -
PDT tem interesse em participar da disputa majoritária em 2026, diz Enzo
O vereador falou sobre a formação de chapas para as eleições de 2026 e o posicionamento do PDT de lutar por espaços na chapa majoritária. -
PT precisa urgentemente aumentar bancada no Senado, diz Flávio Nogueira
O parlamentar também criticou a formação de chapa entre o MDB e PSD, descrevendo-a como “fictícia”.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir