Viagora

Piauí fica em 1º lugar no ranking de medidas de distanciamento social

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) concedeu nota 8 ao Piauí para as medidas de distanciamento social no estado. A nota foi a maior entre as 27 unidades da Federação.

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que o Piauí ficou em primeiro lugar no ranking entre as 27 unidades da Federação que adotaram medidas governamentais de distanciamento social no período de 20 a 24 de julho. Numa escala de zero a 10, o Piauí tirou nota 8 no período, sendo que, quanto mais próximo de 10, mais rigorosa é a medida.

A pesquisa do Ipea objetiva relacionar as medidas de distanciamento adotadas pelos governos estaduais e municipais com os índices de isolamento social. Por isso, o estudo coletou dados de dois períodos diferentes: do início da pandemia (20 a 23 de março) e do fim de julho. No início da pandemia, o Piauí ficou com uma nota entre 6 e 7.

O Governo do Piauí tomou as primeiras medidas no dia 16 de março. Três dias depois, o governador Wellington Dias decretou estado de calamidade pública e, ao longo dos dias, vários decretos determinaram o distanciamento. Ao todo, o Governo do Piauí adotou 14 medidas para conter o novo coronavírus.

“Quero agradecer todos que contribuíram para o nosso êxito, das mais diferentes áreas profissionais. O grande destaque foi que a rede de saúde não colapsou. Destaco também o programa Busca Ativa, o monitoramento dos casos, enfim, todo um trabalho baseado na ciência. Parabéns a todos e ao Piauí”, declarou o governador Wellington Dias.

Depois do Piauí, em segundo lugar vêm Acre e Rio Grande do Sul, empatados com 6,7. O estado com menor nota foi Mato Grosso do Sul, com 2,5.

O documento do Ipea diz que, na ausência de uma política nacional de distanciamento social, medidas de distanciamento físico foram introduzidas de maneira descentralizada por estados e municípios, alguns dias após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado que a Covid-19 era uma pandemia.

Comitê Científico de Combate ao Coronavírus

Outro estudo do Ipea, intitulado Inovação Institucional na Coordenação Federativa para Enfrentamento e Saída do Surto de Covid-19, elogiou a iniciativa do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus, instituído pelo Consórcio Nordeste, formado pelos governos estaduais da região. O Governo do Piauí, inclusive, adotou todas as orientações sugeridas pelo comitê científico.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Coronavírus

Covid-19

Facebook
Veja também