Covid-19: Wellington e governadores discutem plano para compras de vacinas
Wellington destaca que o objetivo é garantir um protocolo brasileiro para que sejam elaboradas estratégias para a aplicação da vacina contra a Covid-19.
O governador Wellington Dias e os demais governadores do país têm buscado estratégias para agilizar a aplicação das vacinas contra a Covid-19 junto ao Ministério da Saúde, Governo Federal e Congresso Nacional.
Segundo o Estado, Wellington Dias apresentou uma proposta, que foi aceita, para que na próxima semana seja realizada uma reunião entre governadores, municípios e Congresso Nacional com objetivo de tomar decisões com antecedência e organização em relação à aplicação das vacinas contra o novo coronavírus.
- Foto: Divulgação/ Governo do PiauíGovernador Wellington Dias (PT)
“Precisamos definir quem vai comprar as vacinas, como será a estratégia de aplicação, qual a ordem de prioridade, equipamentos, equipes, seringas e outros insumos. O Brasil vai trabalhar com as seis pesquisas mais avançadas ou vai fazer opção?”, questiona o governador.
De acordo com Wellington, no Consórcio Nordeste estão sendo realizadas ações para protocolar no Comitê Ético de Saúde e na ANVISA, pesquisas feitas nos EUA, China e Rússia e contatos com laboratório da Europa, mas afirma que cabe ao Governo Brasileiro organizar todo o processo de tomada de decisão.
Wellington destaca ainda que o objetivo é garantir um protocolo brasileiro para que sejam elaboradas estratégias para a aplicação da vacina contra a Covid-19, citando como exemplo o que ocorreu com a vacina da H1N1.
“Muitas pessoas vão correr atrás da vacina e tem que definir estratégia, a exemplo do que ocorre com H1N1, com integração de estados, municípios e Governo Federal e garantir que pessoas da área de saúde, com mais de 60 anos, com morbidade tenha uma regra para atendimento”, afirma o governador do Piauí.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir